Biden autoriza Ucrânia a atacar Rússia com mísseis americanos de longo alcance

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou o primeiro uso de mísseis de longo alcance fornecidos à Ucrânia para ataques em território russo. As informações são do jornal The New York Times.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Inicialmente, é provável que as armas sejam usadas contra tropas da Rússia e da Coreia do Norte para defender as forças ucranianas na região de Kursk, no oeste do país chefiado por Vladimir Putin.

A decisão de Biden representa uma mudança importante na política dos Estados Unidos e dividiu opiniões entre os assessores do democrata. O posicionamento acontece dois meses antes de o presidente eleito, Donald Trump, que prometeu limitar o apoio à Ucrânia, assumir a Casa Branca.

Permissão de Biden é resposta à decisão da Rússia

A autorização para uso de mísseis de longo alcance, conhecidos como Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS, na sigla em inglês), foi uma resposta de Biden à decisão da Rússia de trazer tropas norte-coreanas para o campo de guerra, segundo as autoridades.

Leia também: “G20: Serviço Secreto dos EUA se une à PRF e ao Exército para fazer escolta de Biden”

O presidente americano começou, então, a aliviar as restrições ao uso de armas fornecidas pelos Estados Unidos em solo russo. Isso ocorreu depois que a Rússia lançou um ataque transfronteiriço na direção de Kharkiv em maio, a segunda maior cidade da Ucrânia.

Para ajudar os ucranianos a defender Kharkiv, Biden autorizou o uso do sistema de mísseis HIMARS contra forças russas além da fronteira. No entanto, não permitiu o uso dos ATACMS, que têm alcance de cerca de 300 km.

Por mais que as autoridades digam que a mudança não deve alterar o curso da guerra, um dos objetivos dessa política é enviar uma mensagem aos norte-coreanos de que suas tropas estão vulneráveis e não devem enviar mais reforços.

O post Biden autoriza Ucrânia a atacar Rússia com mísseis americanos de longo alcance apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.