A Bola de Neve nasceu nos anos 1990, durante o movimento de expansão das igrejas evangélicas no país, na virada do século 20. Sua principal característica é ter uma identidade visual mais jovem, descolada e regras mais flexíveis para seus seguidores.
A igreja foi fundada por Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, o apóstolo Rina, que morreu neste domingo, 17, em um acidente de trânsito no interior de São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Nossa missão é plantar o maior número de igrejas no menor tempo possível, gerando homens e mulheres conforme a imagem e semelhança de Cristo”, diz a igreja em seu site sobre a sua missão.
O entendimento do pastor Rina era de que a igreja evangélica precisava falar melhor com os jovens e acolhê-los para a evangelização em vez de repreendê-los por seus hábitos de vida e estilo.
Antes de fundar o seu grupo religioso, Rina fez parte a Igreja Renascer, na qual era líder do Ministério de Evangelismo e realizava eventos para jovens.
Com a concordância do apóstolo Estevam Hernandes, ele deixou a Renascer para liderar a própria denominação.
A Igreja Bola de Neve foi fundada oficialmente em 1999, em São Paulo, no bairro do Brás, no centro da capital paulista, mas desde 1993 já aconteciam reuniões para organizá-la.
O nome foi pensado na metáfora da bola de neve, que pode começar pequena, mas virar uma avalanche na medida que rola e cresce com o tempo.
O espaço para os primeiros encontros foi emprestado por um empresário do ramo do surfe e não chegava a comportar 150 pessoas. Com o tempo, a igreja cresceu e a sede mudou de endereço nos últimos anos, passando por ruas de Perdizes e da Lapa, ambos bairros da zona oeste da capital.
Leia também: “Quem era Rina, fundador da Igreja Bola de Neve que morreu em SP”
Atualmente, segundo informa o site oficial da igreja, a Bola de Neve tem 320 templos em todas as regiões do Brasil e em todos os continentes, inclusive na África, Ásia e Oceania.
A igreja tem forte presença nos Estados Unidos e, na América do Sul, está presente em todos os países.
Bola de Neve é igreja “descolada”
Um dos motivos que levou a Bola de Neve a ganhar reputação de “evangelismo descolado” é que o seu primeiro púlpito foi uma prancha de surfe adaptada para apoiar a Bíblia durante os cultos – Rina era surfista.
Leia também: “Saiba detalhes do acidente que matou Rina, fundador da Igreja Bola de Neve”
Até hoje, alguns templos têm púlpitos de prancha de surfe e, em geral, a igreja incentiva a prática de esportes. Alguns batismos são realizados no mar.
Diferente de igrejas evangélicas mais tradicionais, a Bola de Neve também se dedica a ir até os jovens e falar a língua deles para evangelizá-los. Prova disso é que a igreja já teve bloco de carnaval de músicas gospel.
Texto de Agência Estado.
O post O que é a Bola de Neve e por que ela se tornou febre entre os jovens apareceu primeiro em Revista Oeste.