WhatsApp implementa transcrição de áudios e mais ferramentas

Uma ferramenta para transcrever áudios está prevista para chegar ao WhatsApp, segundo o portal especializado Tecnoblog. A ideia é permitir que o usuário saiba rapidamente, por meio de texto, o conteúdo de uma mensagem de áudio enviada por um contato. No entanto, apesar de alguns celulares já terem acesso à funcionalidade, ela ainda não foi oficialmente lançada.

Os testes com a nova funcionalidade estão em andamento há meses. Alguns usuários do WhatsApp tiveram acesso à transcrição por um período e, posteriormente, perderam o recurso, enquanto outros começaram a recebê-lo recentemente.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Os experimentos estão sendo realizados em smartphones de diversas marcas, já que a ferramenta está prevista para ser lançada simultaneamente para Android e iOS.

Em nota, o WhatsApp explicou que as mensagens de voz continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A função foi concebida de modo a converter os áudios em textos diretamente nos celulares das pessoas, o que significa que “o WhatsApp não consegue vê-las ou lê-las”, segundo o site.

Zuckerberg é proprietário da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp | Foto: Anurag Dubey/Wikimedia Commons
Mark Zuckerberg é proprietário da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp | Foto: Anurag Dubey/Wikimedia Commons

WhatsApp destaca mensagens em rascunho

O WhatsApp também trouxe uma atualização que ajuda a evitar esse tipo de situação: os rascunhos passam a ser destacados no topo da lista de conversas. Embora os rascunhos já existissem antes, eles não eram sinalizados no topo da lista de conversas, o que dificultava sua localização.

Segundo a Meta, a funcionalidade rascunhos de mensagens já está disponível globalmente para todos os usuários de WhatsApp, tanto em celulares iOS quanto Android.

Sempre que o usuário começar a escrever uma mensagem em uma conversa e não enviá-la, o aplicativo destacará o rascunho no topo da lista — mesmo que existam mensagens mais recentes com outras pessoas ou grupos.

Em outubro, o WhatsApp lançou outra funcionalidade para facilitar a organização: as listas personalizadas. Com o novo recurso, os usuários podem categorizar conversas em grupos definidos por eles mesmos, como separar contatos relacionados ao trabalho em uma lista específica.

Essa ferramenta torna mais prático filtrar e localizar chats importantes e economiza tempo para buscar por mensagens em meio a várias conversas. As listas personalizadas são liberadas gradualmente para todos os usuários.

Leia também: “Do telefone de discar ao WhatsApp”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 224 da Revista Oeste

O post WhatsApp implementa transcrição de áudios e mais ferramentas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.