A semana de 18 a 25 de novembro de 2024 será marcada por grandes volumes de chuva em diversas regiões do Brasil. As mais intensas deverão ocorrer nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do modelo numérico Cosmo, algumas localidades podem registrar acumulados superiores a 100 mm.
Norte
A Região Norte será impactada por áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade. O fenômeno deverá gerar pancadas de chuva durante toda a semana. O centro-oeste de Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Tocantins são as áreas que podem registrar acumulados acima de 50 mm, com alguns locais ultrapassando os 100 mm (representados em tons de vermelho e rosa na previsão).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nas demais áreas, as chuvas tendem a ser mais isoladas. A variação deverá ficar entre 30 mm e 50 mm. No entanto, em pontos do norte de Pará, Amapá e grande parte de Roraima, os acumulados devem ser inferiores a 20 mm.
Nordeste
O tempo na Região Nordeste será, em sua maior parte, quente e seco, especialmente no centro-leste da região. A partir do dia 24 de novembro, a previsão do tempo é de aumento da nebulosidade, com pancadas de chuva mais significativas no centro-sul da Bahia, onde os acumulados podem ultrapassar 50 mm. Algumas áreas do sul do Piauí e do Maranhão também podem registrar chuvas isoladas.
Centro-Oeste e Sudeste
As instabilidades atmosféricas continuarão a afetar as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, com chuvas significativas previstas para Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessas localidades, os acumulados podem superar 40 mm. Em alguns pontos, deverão chegar a 100 mm.
Em São Paulo, os volumes de chuva podem ser mais baixos, mas ainda assim devem ultrapassar os 20 mm na maior parte do Estado, com exceção da área central, onde os acumulados serão menores.
Leia mais: “Antes de chegada de frente fria, calor vai se intensificar no Sudeste”
A previsão do tempo também indica a chegada de uma frente fria, que, a partir do dia 22 de novembro, formará um canal de umidade sobre as regiões Sul e Sudeste. As chuvas, neste período, deverão ficar mais intensas, especialmente na faixa central do Brasil.
Sul
No Sul, a semana começará com a atuação de uma frente fria que se deslocará rapidamente em direção ao oceano. As áreas de instabilidade trarão chuvas significativas para grande parte da região, com acumulados superiores a 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e litoral do Paraná.
A partir do dia 23 de novembro, a expectativa é que o tempo fique mais firme no Rio Grande do Sul, enquanto em Santa Catarina e Paraná essa condição deverá ser registrada apenas no dia 24 de novembro.
O post Frente fria e pancadas de chuva: veja a previsão do tempo para as 5 regiões do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.