Banqueiro de Wall Street será o secretário de Comércio de Trump

O presidente reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 19, a indicação de Howard Lutnick para liderar o Departamento de Comércio em seu governo. Influente empresário planeja reformular as políticas comerciais do país.

Lutnick será responsável por implementar a promessa de campanha de tarifar os produtos importados, especialmente da China, que devem pagar 60%. A ideia do governo seria beneficiar a indústria norte-americana e alavancar a economia local. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Além de comandar o Departamento de Comércio, Lutnick também vai chefiar o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. Em comunicado, Trump elogiou a contribuição de Lutnick como copresidente da equipe de transição Trump-Vance.

“Na sua função de co-presidente da equipe de transição Trump-Vance, Howard criou o processo e sistema mais sofisticado para nos ajudar a criar a melhor administração que a América já viu”, escreveu o presidente em seu anúncio.

Trajetória profissional de Lutnick, novo secretário de Trump

Howard Lutnick, de 63 anos, nasceu em Long Island, Nova York, e é formado em economia pelo Haverford College, na Pensilvânia. Iniciou sua carreira na corretora Cantor Fitzgerald aos 22 anos e, depois de oito anos, tornou-se CEO da empresa.

Howard Lutnick é visto como uma escolha estratégica de Trump para promover mudanças significativas na política comercial dos Estados Unidos
Howard Lutnick atua em Wall Street há mais de 30 anos | Foto: Reprodução/X

Ele atua em Wall Street há mais de 30 anos. Atualmente, o economista também administra a corretora BGC Group, a agência de imóveis Newmark e a plataforma de transação econômica FMX.

Filantropo, o executivo é doador e integrante do Conselho de Administração do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro e da Weill Cornell Medicine. Por sua atuação, Lutnick ganhou o Prêmio Distinguido de Serviço Público do Departamento da Marinha, a mais importante honraria dada a civis pela Marinha dos EUA.

Leia também: “Indicado de Trump para a ‘Anatel dos EUA’ é crítico de Moraes”

Lutnick apoiou financeiramente Donald Trump, contribuindo com mais de US$75 milhões para sua campanha. Ele defende a implementação de tarifas sobre produtos estrangeiros, principalmente chineses, como forma de impulsionar a economia dos Estados Unidos.

Ele já propôs o uso de criptomoedas para o pagamento de impostos. Elon Musk elogiou as posições de Lutnick, destacando sua capacidade de “promover mudanças reais” na política comercial.

Impacto esperado na política comercial dos EUA

Com vasta experiência no setor financeiro, Lutnick é uma escolha estratégica de Trump para promover mudanças significativas na política comercial dos Estados Unidos. Sua nomeação alinha-se à visão do republicano de fortalecer as barreiras comerciais e proteger a indústria americana em um cenário global competitivo.

Leia também: “Velha imprensa, a grande derrotada das eleições nos EUA e no Brasil”

O post Banqueiro de Wall Street será o secretário de Comércio de Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.