O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) adiou a divulgação do resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU). A divulgação deveria sair nesta quinta-feira, 21. O órgão, contudo, não informou o motivo, mas disse que divulgará um novo cronograma.
O concurso, para preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, contou com mais de 2 milhões de inscritos, e uma taxa de abstenção de 54,12%. Os resultados terão validade de 12 meses, prorrogáveis pelo mesmo período. A convocação dos candidatos deve ser feita dentro desse período.
CNU vira caso de Justiça
O governo realizou a prova no dia 18 de agosto e contou com a participação de 970 mil candidatos dos mais de 2,1 milhões de inscritos. No dia 7 de novembro, a Justiça Federal no Tocantins determinou ao MGI o cancelamento da eliminação de candidatos que não preencheram corretamente a ficha de identificação do cartão de resposta do CNU.
No dia do exame, era necessário assinar a ficha de inscrição, anotar o tipo de prova que estava fazendo, se A, B, C ou D, e escrever uma frase indicada no caderno de questões para o exame de grafologia. O edital previa a eliminação de quem não fizesse o preenchimento correto.
O Judiciário, contudo, entendeu que houve falha na orientação dos fiscais durante a aplicação das provas. A decisão vale para todo o país. Os inscritos tiveram a opção de se candidatar para mais de um cargo e especialidade dentro do mesmo bloco temático. A aprovação ocorrerá de acordo com a indicação de preferência, da maior para a menor.
Se o candidato passar para uma das vagas de menor preferência e tiver nota suficiente, ele entra na lista de espera de todos os cargos de maior preferência. Quem não passar em nenhuma vaga, migra para a lista de espera de todos os cargos, desde que tenha aprovação.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Após a finalização das convocações dos aprovados, o MGI vai divulgar um edital com as vagas remanescentes. Candidatos da lista de espera, desde que dentro do período de validade do concurso, poderão preenhcer cargos e oportunidades futuras.
O post Governo adia divulgação de resultado final do CNU apareceu primeiro em Revista Oeste.