O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, precisou novamente de atendimento médico e está internado no Hospital Samaritano Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
No Brasil para participar da Cúpula do G20, Tedros já havia recebido um primeiro atendimento no fim da tarde desta segunda-feira, 18, durante um evento no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Diretor da OMS teve sintomas de labirintite
Tedros buscou o hospital na manhã desta quinta-feira, 21, com sintomas de labirintite e crise hipertensiva e segue em observação.
Nesta segunda-feira, o diretor da OMS já tinha apresentado um pico de pressão alta, mas foi atendido pela equipe de profissionais que mantinha expediente no bloco diplomático do G20. Ele foi medicado e liberado assim que a pressão se estabilizou.
Comitiva do Timor Leste é assaltada no Rio
No domingo 17, duas mulheres da comitiva do Timor Leste para o G20 Social foram assaltadas Lapa, região central do Rio de Janeiro. A Operação Segurança Presente foi acionada para prestar assistência às vítimas.
Leia também: “OMS alerta para aumento de casos e novas variantes de covid-19”
O incidente envolveu o roubo de um cordão de ouro de uma das mulheres, furtado por dois jovens que fugiram em uma bicicleta. A ativista Licypriya Kangujam, filha da vítima, relatou o ocorrido nas redes sociais, expressando seu descontentamento com a “experiência horrível” e mencionou a inação dos presentes no local.
Na publicação, ela marcou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o perfil oficial do G20 no Twitter/X. Licypriya também disse que, antes do evento, sua equipe de comunicação pediu uma escolta de segurança ao gabinete presidencial, mas foi informada de que a segurança já estava garantida pelo plano de ação do G20 no Rio de Janeiro.
“Eles [governo Lula] falharam em nos garantir segurança para o momento de nossa chegada”, relatou. “Isso é lamentável e estamos muito decepcionados”.
Leia também: “Estudo da OMS sugere proibição da venda de tabaco a nascidos entre 2006 e 2010”
Ao final da publicação, a ativista questionou qual mensagem o Brasil está transmitindo ao mundo com a falta de segurança no G20 e as possíveis falhas na COP
O post Diretor-geral da OMS passa mal e é internado no Rio de Janeiro depois do G20 apareceu primeiro em Revista Oeste.