Credores prejudicados pela 123milhas têm até a próxima terça-feira, 26, para consultar a plataforma oficial da recuperação judicial da companhia. O site está disponível tanto para quem for pedir a devolução do dinheiro quanto para quem quiser contestar os valores listados.
As instruções exatas sobre como solicitar o reembolso estão disponíveis na cartilha formulada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Além da consulta, os consumidores lesados pela 123milhas devem preencher o formulário de habilitação de crédito ou contestação.
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A agência de viagens tem cerca de R$ 2,38 bilhões a restituir aos credores, de acordo com relatório da administradora judicial responsável pela recuperação da companhia.
Como pedir a restituição do dinheiro pela 123milhas
Todo o cadastro é feito diretamente pela plataforma da recuperação judicial. A DPMG recomenda reunir o máximo de documentos possível antes de ingressar com o pedido.
Para consultar o nome na lista de credores, siga os seguintes passos:
- Clique na aba “Lista 123 Milhas”, na parte superior do site oficial;
- Digite o nome na caixa de diálogo “Busca Pelo Nome do Credor” ou vá até o final da página e procure pelo link “Lista de Credores em PDF”;
- As listas de PDF estão organizadas de A a Z;
- Procure pela letra inicial do nome desejado.
A lista, segundo a DPMG, inclui todas as pessoas que tinham valores a receber da 123Milhas e da HotMilhas até 29 de agosto de 2023, assim como da Maxmilhas e da Lance Hotéis até 21 de setembro de 2023.
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Além das pessoas lesadas durante a compra e reserva de viagens, são considerados credores todos os que tinham direito a receber algum valor até a data da recuperação, incluindo fornecedores e prestadores de serviços.
Depois de conferir o nome, é necessário pedir o dinheiro de volta. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
- Faça o cadastro no site da recuperação judicial (é necessário fornecer nome completo, CPF e e-mail);
- Com o login e senha cadastrados, vá até a aba azul superior e clique em “Área do Credor”;
- Clique no sub ícone “Habilitações/Divergências”;
Tanto a habilitação quanto a correção de divergências são extrajudiciais. Portanto, nenhum credor precisa contratar advogado para participar do processo.
Caso haja divergência entre os valores a receber e o apresentado na lista de credores, é possível apresentar a contestação. Basta seguir às instruções abaixo:
- Verifique os contratos, comprovantes de pagamento, e-mails ou mensagens de confirmação de compra, comunicados e conversas com as empresas para confirmar o valor;
- No site oficial, com o login e a senha, vá até a “Área do Credor” na aba azul superior;
- Clique no ícone “Habilitações/Divergências”;
Em caso de dúvidas sobre o processo de consulta e apresentação de divergências, os credores podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 123 6347, por WhatsApp (51 3369-5042), ou por e-mail ([email protected]).
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