CEO de grupo do agro francês ataca entre UE e Mercosul

Depois de o Carrefour anunciar a suspensão das vendas de carne do com origem no Mercosul nas lojas da França, o CEO do grupo francês Tereos, Olivier Leducq atacou a minuta do acordo que está em negociação entre o bloco sul-americano e a União Europeia. Segundo o executivo, com os termos atuais, o tratado exporia os produtores rurais da França a uma concorrência desleal em razão das normas ambientais.

A fala de Leducq ignora que o Brasil, principal país do bloco, segue as mais rígidas regras de preservação do meio ambiente do planeta. Contudo, a companhia não pode alegar desconhecimento desse fato, uma vez que tem operações lucrativas de produção de açúcar, álcool e bioenergia abastecidas por matéria-prima cultivada pelos agricultores brasileiros.

Na safra 2023/2024, por exemplo, a empresa faturou R$ 6,7 bilhões com as operações no Brasil. A cifra que representa um crescimento de 30% em relação à colheita anterior.

Tereos no Brasil

A Tereos Açúcar & Energia Brasil moeu 21 milhões de toneladas de cana-de-açúcar produzidas no país na safra 2023/2024. Isso foi matéria-prima para a produção de quase 2 milhões de toneladas de açúcar e 580 milhões de litros de etanol, além da geração de 1,5 mil GWh de energia elétrica.

Ao todo, o grupo francês controla sete usinas de moagem no país. Essas plantas industriais estão localizadas nos municípios de Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Guaíra, Tanabi e Guaraci, no noroeste do Estado de São Paulo.

Atualmente, o grupo francês é o segundo maior produtor de açúcar do Brasil. A empresa começou a ganhar dinheiro fabricando seus produtos com a cana-de-açúcar plantada pelos agricultores brasileiros em 2000. Um dos ícones da Tereos no Brasil é a marca de açúcar Guarani.

O post CEO de grupo do agro francês ataca entre UE e Mercosul apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.