O ator Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira, 26, foi além de contribuir com o cinema, o teatro e a televisão. Mesmo que de forma involuntária, o artista também deixou a sua contribuição para o jornalismo esportivo. Ele inspirou um dos bordões do narrador Rômulo Mendonça.
Gritar o nome do artista passou a ser tradição nas transmissões de partidas da National Basketball Association (NBA), liga profissional de basquete dos Estados Unidos, sob o comando do narrador. Basta algum atleta fazer uma enterrada para que os espectadores acompanhem o entusiasmado aviso de “Ney Latorracaaaaaaa”.
Mendonça já explicou que, na verdade, a ideia nem era criar um bordão. Ao podcast Chuá Cast, em dezembro do ano passado, o narrador lembrou da primeira vez que usou o nome Ney Latorraca em uma transmissão. De acordo com ele, foi para responder a uma pergunta do comentarista Eduardo Agra, que geralmente o acompanhava em escalas dos canais ESPN. Hoje, o locutor é um dos contratados da Amazon Prime Video, onde segue narrando jogos da NBA.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O Agra estava com uma mania de repetir a última palavra que eu falava”, disse Mendonça. “Lembrei de um personagem que eu gosto muito da TV Pirata [antigo programa da Rede Globo], que era o Barbosa, interpretado pelo Ney Latorraca, que você perguntava ‘tudo bem?’ e ele respondia ‘bem’. Não tinha comunicação com o Barbosa. Era um jogo dos Bucks, e eu falei que o Agra estava parecendo o Barbosa.
Ao participar do Chuá Cast, Mendonça também falou que a primeira enterrada em que gritou pelo nome de Ney Latorraca foi protagonizada por Giannis Antetokounmpo, pivô Milwaukee Bucks. Além disso, aproveitou para garantir que a criação do que se tornou um bordão foi espontâneo — e que passou a ter o aval do próprio artista.
“Vida genial”, afirma Rômulo Mendonça, sobre Ney Latorraca
Com a morte do ator Ney Latorraca, que tinha 80 anos, Rômulo Mendonça aproveitou para prestar homenagem póstuma. “Uma vida genial e inspiradora”, afirmou o locutor esportivo, em seu perfil no Instagram. Na postagem, ele resgatou um dos momentos em que entoa “Ney Latorracaaaaaaa” em meio a um jogo da NBA.
Leia também: “Disney vai deixar a TV paga no Brasil”
O post ‘Ney Latorracaaaaaaa’: entenda como surgiu o bordão de Rômulo Mendonça apareceu primeiro em Revista Oeste.