Zulfugar Azadov, tripulante da equipe de cabine do voo 8243, da Azerbaijan Airlines, disse nesta sexta-feira, 27, que três mísseis atingiram a aeronave que fazia a rota entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia. O depoimento reforça a hipótese de que o avião fabricado pela Embraer tenha caído em decorrência de um ataque por parte de forças militares da Rússia.
“Quando estávamos para pousar em Grozny, havia muita neblina e não conseguimos ver a área. Então, o piloto fez 3 círculos sobre a cidade e virou em outra direção. Foi nesse momento que ouvimos o som do primeiro baque. Aidan Khanum (outro comissário) e eu saímos para a cabine para acalmar os passageiros. Então eu senti que estava gravemente ferido no braço. Neste momento sentimos o segundo e o terceiro baque”, descreveu.
Tripulante e companhia confirmam “interferência externa”
Mais cedo, a direção da Azerbaijan Airlines confirmou primeiramente em nota que o acidente se deu em decorrência de uma “interferência externa”. A companhia explicou que a aeronave sofreu diversas perfurações, especialmente na área posterior da fuselagem. As avarias concentraram-se, principalmente, na cauda, onde se localizam vários instrumentos que ajudam na navegabilidade do aparelho.
A operadora acrescentou ainda que os comandos da tripulação foram prejudicados por problemas de comunicação, ocasionados por supostas intervenções externas. As declarações do comissário convergem com a hipótese de que o sistema antiaéreo russo tenha confundido o avião com drones ucranianos. A mudança repentina de rota do voo 8243, diz um especialista, pode ter gerado um alerta e motivado a decisão russa de atacar o avião.
O comissário Asadov contou que depois das avarias, “o capitão decidiu que iríamos pousar na água. Demos as devidas instruções aos passageiros. Mandamos que colocassem coletes. Em seguida, o capitão nos informou que o avião pousaria no solo”. Segundo o tripulante, houve um milagre. “Eu não tinha esperança de sobreviver. Sobrevivemos graças ao heroísmo dos pilotos, isso é um milagre”.
A Azerbaijan Airlines publicou em seu site na internet uma nota lamentando as 39 mortes que haviam sido confirmadas até o final da tarde da sexta-feira, 27. A empresa também homenageou, com a construção de um memorial, os três tripulantes que não resistiram aos ferimentos: o capitão Igor Kshnyakin, o copiloto Aleksandr Kalyaninov e a comissária de bordo Hokuma Alyieva.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
O post Tripulante diz que 3 mísseis atingiram avião da Embraer apareceu primeiro em Revista Oeste.