Força Aérea Brasileira recebe gravadores de voo para análise de acidente do Embraer 190 no Cazaquistão

Os gravadores de voo da aeronave Embraer 190, que sofreu um acidente em Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro, serão analisados no Brasil. A tragédia deixou ao menos 30 mortos. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), receberá os dispositivos nesta terça-feira, 31.

Os gravadores, conhecidos como Cockpit Voice and Flight Data Recorder, serão examinados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, localizado em Brasília. O laboratório possui infraestrutura e tecnologia de ponta para realizar análises detalhadas.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Em conformidade com o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, o Cenipa receberá uma equipe de investigação composta de três especialistas do Cazaquistão, além de três investigadores do Azerbaijão e três da Rússia. Esses profissionais vão se juntar à equipe brasileira para acompanhar o processo de degravação dos dados.

Segundo a FAB, o Cenipa é reconhecido internacionalmente pela sua experiência na investigação de acidentes aeronáuticos, com total conformidade com os protocolos da Organização da Aviação Civil Internacional.

Drone mostra especialistas em emergência trabalhando no local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines, perto da cidade de Aktau, Cazaquistão - 25/12/2024 | Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Drone mostra especialistas em emergência durante trabalho no local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines, perto da cidade de Aktau, Cazaquistão – 25/12/2024 | Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

FAB tem tecnologia de ponta

A instituição utiliza tecnologias avançadas, como animações em realidade virtual tridimensional (3D), para analisar variáveis críticas, como trajetória, velocidade e sistemas da aeronave.

“Esse trabalho cooperativo, em conjunto com o departamento do Cazaquistão, reforça o compromisso do governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, com a segurança na aviação e a colaboração entre os países signatários da Convenção”, informou a FAB.

Depois do término do processo de análise, os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão. A agência do país será responsável por conduzir a análise final e a investigação do acidente, em conformidade com os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos.

O post Força Aérea Brasileira recebe gravadores de voo para análise de acidente do Embraer 190 no Cazaquistão apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.