O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi a autoridade que mais usou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2024. Segundo apuração do jornal O Globo, o ministro fez 146 viagens. O número é quase o dobro de vezes em que o jato foi pedido pela presidência da Corte no ano anterior, que chegou a 77.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tinha sido campeão em 2023 com 135 voos, ficou agora em segundo lugar, com 127 viagens. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, completou o pódio com 123 deslocamentos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os ministros da Justiça e da Defesa, Ricardo Lewandowski e José Múcio Monteiro, aparecem na sequência com 98 e 90 voos, respectivamente.
Aliás, os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram 1.101 viagens nos jatos da FAB em 2024. O valor representa queda de 26% em relação ao ano anterior, quando foram 1.493 deslocamentos.
Voos compartilhados por mais de um ministro foram considerados apenas uma vez no cálculo. A FAB passou a divulgar em 2024 a lista completa dos passageiros.
Leia também: “Força Aérea Brasileira recebe gravadores de voo para análise de acidente do Embraer 190 no Cazaquistão”
Lira e Barroso voam pela FAB às vésperas do Natal
Lira e Barroso utilizaram voos oficiais da FAB em deslocamentos realizados às vésperas do Natal.
Ministros do governo do presidente Lula também realizaram viagens por meio da instituição.
Arthur Lira realizou quatro viagens com a FAB entre os dias 21 e 24 de dezembro. No dia 21, o deputado voou de Brasília a Salvador e, em seguida, de Salvador (BA) a Maceió. Em 23 de dezembro, ele se deslocou de Maceió a Brasília, e retornou à capital de Alagoas no dia 24.
Leia também: “Filho de Lula pega carona com ministros em avião da FAB”
Já Luís Roberto Barroso viajou com a FAB no dia 24 de dezembro, partindo de Brasília com destino ao Rio de Janeiro. No mesmo período, o ministro dos Transportes, Renan Filho, utilizou a FAB em um voo de Maceió para Imperatriz (MA) no dia 23 de dezembro e seguiu para Brasília no mesmo dia.
Entre os dias 21 e 29 de dezembro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o ministro das Cidades, Jader Filho, também requisitaram deslocamentos com uso de aeronaves da FAB.
O post Barroso é campeão de voos da FAB em 2024; veja lista apareceu primeiro em Revista Oeste.