A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos por cerca de duas horas na tarde desta sexta-feira, 24, em razão das fortes chuvas que atingiram a capital paulista. Cerca de 140 mil imóveis ficaram sem energia elétrica devido a um temporal. Considerando todos os municípios da Grande São Paulo, estima-se que a falha de fornecimento tenha atingido quase 180 mil endereços.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocou toda a cidade em atenção às 15h27, situação que permaneceu até 17h35. Em toda a região metropolitana, o Corpo de Bombeiros registrou, entre 15h30 e 18h50, 97 chamados para queda de árvores, 219 para alagamentos, quatro para deslizamentos e três para queda de fiação elétrica. Não há registro de vítimas.
São Paulo: recorde de congestionamento no trânsito
Ao longo da tarde, a cidade teve 33 pontos de alagamento, sendo 29 intransitáveis, segundo o CGE. Às 18h40, a capital ainda tinha seis pontos de alagamento intransitáveis, sendo dois na zona norte, três na região central e um na zona oeste.
As fortes chuvas geraram principalmente problemas no trânsito. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade registrou 1.025 quilômetros de congestionamento no fim da tarde. Desse modo, o paulistano já tem novo recorde no ano. Imagens que circulam nas redes sociais (veja abaixo) mostram, sobretudo, o volume de água que acabou assustando muita gente, principalmente quem estava em pontos de acesso a transportes públicos.
Outra consequência do temporal foi a falta de energia. A concessionária Enel informou que cerca de 140 mil clientes ficaram sem luz na cidade de São Paulo durante a tempestade. Às 18h30, 126.351 unidades ainda estavam no escuro no município, o equivalente a 2,27% do total.
Dessa forma e em meio aos problemas, a concessionária Enel emitiu a seguinte nota: “Nossos técnicos estão trabalhando para restabelecer a energia para 157 mil clientes que tiveram o serviço afetado, o que equivale a 1,9% das 8 milhões de unidades atendidas por nós nos 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
O post Tempestade na Grande São Paulo deixa 180 mil endereços sem energia elétrica apareceu primeiro em Revista Oeste.