Ainda há 90 reféns isralenses sob domínio do Hamas, afirmam FDI

Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), anunciou que noventa israelenses ainda estão sob o domínio do Hamas na Faixa de Gaza.

A declaração foi feita no sábado 25, depois da libertação de quatro soldados israelenses que estavam em cativeiro desde outubro de 2023.

“Hoje, recebemos de volta mais quatro reféns israelenses depois de 477 dias sob o domínio do Hamas”, afirmou Hagari em pronunciamento transmitido pela televisão israelense.

Ele ressaltou que a situação dos 90 reféns restantes não pode ser esquecida e que eles vivem sob condições de brutalidade no cativeiro.

Hamas liberta reféns israelenses

Soldados Liri Albag, Naama Levy, Karina Ariev e Daniella Gilboa são as reféns do Hamas que devem ser soltas no dia 25 de janeiro | Foto: Reprodução/Fórum de Famílias de Reféns
Soldados Liri Albag, Naama Levy, Karina Ariev e Daniella Gilboa são as reféns do Hamas que foram soltas em 25 de janeiro | Foto: Reprodução/Fórum de Famílias de Reféns

As quatro militares, Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag, com idades entre 19 e 20 anos, foram sequestradas durante um ataque na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. Depois de cruzarem a fronteira, elas foram entregues às suas famílias e passaram por exames médicos para avaliar suas condições de saúde.

Hagari também destacou que o grupo palestino Hamas violou o acordo de cessar-fogo ao não priorizar a liberação dos reféns civis israelenses, conforme o combinado.

No dia 19, as reféns Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari, uma israelense-britânica, foram entregues à Cruz Vermelha depois de serem mantidas em cativeiro desde o início dos confrontos em outubro de 2023.

Detalhes do acordo de cessar-fogo

O acordo de cessar-fogo, estabelecido entre Israel e Hamas na semana anterior, prevê três etapas para a resolução do conflito. A primeira etapa contempla a libertação de reféns por ambos os lados, com o Hamas comprometendo-se a soltar 33 reféns israelenses vivos ou mortos, priorizando mulheres, crianças e idosos.

Durante essa fase, medidas de segurança serão implementadas no corredor da Filadélfia, que faz fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

A volta gradual das operações na fronteira entre Rafah e o Egito permitirá que pessoas doentes e casos humanitários possam receber tratamento no território egípcio, além de facilitar a entrada de ajuda humanitária no enclave.

Próximas etapas

Acordos também foram feitos para que residentes desarmados do norte do enclave palestino possam retornar às suas cidades, após o deslocamento em massa para o sul durante o conflito. Também está prevista a retirada de tropas israelenses do corredor Netzarim, no centro da Faixa de Gaza.

A segunda etapa do cessar-fogo deve começar em 3, no 16º, e prevê a libertação de mais reféns e prisioneiros.

O Ministério da Justiça de Israel anunciou planos para libertar até 1.904 pessoas, entre elas 737 presos por razões diversas e 1.167 palestinos detidos na Faixa de Gaza durante a ofensiva terrestre das FDI.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O post Ainda há 90 reféns isralenses sob domínio do Hamas, afirmam FDI apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.