O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião com parlamentares do Partido Liberal (PL) para reforçar a decisão da sigla de apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos) à presidência da Câmara. A eleição ocorre neste sábado, 1º de fevereiro.
O encontro aconteceu com a candidatura de Marcel van Hattem (Novo-RS) à presidência. O atual 2º vice-presidente da Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que os parlamentares garantiram o voto em Hugo Motta.
+ Veja os indicados para a Mesa Diretora da Câmara
Questionado por Oeste sobre um possível aumento do número de votos em Marcel van Hattem, o 2º vice-presidente disse que isso poderia acarretar em problemas para o Partido Liberal dentro da Casa.
“Eu tenho certeza que pode nos prejudicar e eu já alertei isso ao Hugo”, declarou Sóstenes. “Falei, Hugo, nós estamos fazendo o nosso trabalho e espero que a nossa bancada corresponda com tudo que nós estamos fazendo, inclusive colocando o presidente Bolsonaro no jogo. Agora, eu não posso garantir, inclusive tive conversando com alguns outros colegas, de votos do PSD e União Brasil.”
Já em relação a um número superior de votos no Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), Sóstenes disse: “Aí é ótimo que prejudique o PT. Isso eu vou fazer a festa. Farei a festa. Todo prejuízo ao PT será festa pra mim”.
“O PL não vai abrir mão do regimento”
Sóstenes Cavalcante deve assumir a liderança do Partido Liberal na Câmara no lugar de Altineu Côrtes (RJ). O parlamentar declarou que vai cobrar que “o regimento seja cumprido” na Casa, “só isso, a proporcionalidade”.
“A única coisa que eu falei, e repito, é de que, assim que assumirmos a liderança, a divisão das comissões, eu não abrirei mão de que o regimento seja cumprido na sua proporcionalidade”, afirmou. “Isso eu não abro mão, não tem negociação. Nós temos regimentalmente uma ordem de tamanho. O que eu quero reiterar é, esta ordem vai acontecer.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O post ‘Votos a mais em Van Hattem podem prejudicar o PL’, diz Sóstenes apareceu primeiro em Revista Oeste.