Haddad: ‘Solução para isenção de IR até R$ 5 mil está desenhada’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 5, que a equipe econômica já tem a “solução desenhada” para compensar a perda de arrecadação com a ampliação da tabela de isenção do Imposto de Renda (IR).

Haddad disse que a proposta de compensação deve ser apresentada a Lula “nas próximas semanas”. Questionado por Oeste sobre os detalhes, o ministro não quis adiantar a medida estabelecida para a compensação e nem os valores envolvidos.

“Nenhuma renúncia fiscal no Brasil pode ser feita sem compensação”, limitou-se a dizer. “Eu não posso adiantar, mas nós terminamos o desenho. Já está estabelecido.”

+ Haddad entrega a Motta lista de projetos prioritários para a economia; veja

O titular da Fazenda também sinalizou que a entrega da proposta para o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), também deve ocorrer nas próximas semanas. 

“Isso vai acabar vindo nas próximas semanas”, disse. “Essa é uma reforma que queremos que tramite com a cautela e a transparência devida. Essa é uma lei mais simples, mas tem um impacto econômico relevante.”

Por fim, o ministro de Lula defendeu uma análise cuidadosa do Congresso Nacional com a proposta. “Como isso passa a ter vigência no primeiro de janeiro do ano que vem, a Câmara e o Senado têm que ter o tempo devido para analisar”, acrescentou.

haddad, hugo motta e padilha
Da esq. para a dir.: o ministro Fernando Haddad (Fazenda), presidente da Câmara, Hugo Motta, e o ministro Alexandre Padilha (SRI) | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Legislativo deve cooperar com Haddad para superar “desafio econômico”

Nesta manhã, Fernando Haddad entregou uma série de propostas elaboradas pela equipe econômica ao presidente da Câmara, Hugo Motta. O ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) também esteve presente.

Ao falar com a imprensa, Motta disse que vai conduzir a presidência da Casa com a “mesma postura” de quando era líder, mantendo uma “relação de lealdade”.

“Lealdade, não diria a agenda do governo, mas lealdade ao país”, alertou. “Lealdade de poder sempre, com muita franqueza, dizer o posicionamento que essa Casa tem sobre determinado tema. Nós ouviremos sempre o nosso colégio de líderes, dividiremos sempre essas responsabilidades e também não seremos nunca um presidente que estará criando algum fantasma ou algum obstáculo sem que ele verdadeiramente exista.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O presidente da Casa Baixa ainda disse que visa a “ajudar nessa agenda” proposta pelo governo, por ser “uma agenda de país”, 

“O Brasil tem um grande desafio econômico para o ano 2025 e nada melhor do que essa cooperação entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, para que a agenda aqui seja priorizada e possamos entregar o melhor para a sociedade brasileira”, acrescentou.

O post Haddad: ‘Solução para isenção de IR até R$ 5 mil está desenhada’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.