‘Lula insiste em cometer velhos erros’, diz cientista político

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República está sob nova administração. Em 14 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a posse de Sidônio Palmeira como novo chefe da pasta. Seis dias depois, o publicitário anunciou que o governo federal vai trabalhar para transformar o petista em um “motor de conteúdo”. A medida, contudo, é mais um erro do governo. É o que afirma o cientista político Paulo Kramer.

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista à edição desta sexta-feira, 7, do Jornal da Oeste, Kramer afirmou que o governo Lula “não tem conteúdo e nem fatos relevantes a serem comunicados”.

“O Planalto pode mudar o chefe da Secom, pode gastar mais do que já gasta com com sua claque mercenária nas redes sociais, pode fazer o que quiser”, disse o cientista político. “Nada vai adiantar. Eles insistem em cometer os velhos erros.”

“Não há saída para Lula”, afirma Kramer

Kramer ainda afirma que, por mais que o governo petista tente melhorar a imagem de Lula, tudo será em vão. De acordo com ele, “não há saída para Lula”. Além disso, avalia que o governo não aprende com os erros e insiste em voltar a cometê-los.

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“Como dizia o filósofo britânico Bertrand Russell: ‘Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?’”, disse Kramer, ao afirmar que Lula e o PT se arriscam a repetir velhos erros da política econômica e social.

Bertrand Russell | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Bertrand Russell | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Lula como destaque do governo

A ideia de Sidônio é destacar Lula como o principal porta-voz do governo. Além disso, a Secom vai vincular todos os feitos e programas considerados positivos diretamente à figura do presidente da República.

Lula
‘Se você vai num supermercado em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra’, disse Lula | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

De acordo com o chefe da pasta, essa abordagem é essencial para reforçar o protagonismo do petista e preparar terreno para as eleições de 2026. Kramer, no entanto, não acredita nessa estratégia.

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