Milho garante aumento da produção de etanol do Brasil

No Brasil, o milho é mais conhecido pelo uso como alimento, tanto nos lares quanto para a engorda de animais, mas o grão ganha espaço todos os anos na produção de etanol. Em 2024, por exemplo, esse item garantiu o aumento da oferta do biocombustível, uma vez que a fabricação à base de cana-de-açúcar diminuiu — apesar de ela ser a principal matéria-prima do setor.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Entre o início de abril de 2024 e 1º de fevereiro de 2025, o milho brasileiro deu origem a 6,8 bilhões de litros de etanol, um volume 31% maior que no mesmo período do ano anterior.

Ao mesmo tempo, a produção de cana-de-açúcar gerou 26,4 bilhões de litros desse biocombustível, uma queda de 514 milhões de litros em relação ao mesmo intervalo 12 meses antes.

Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), principal representante das usinas que produzem açúcar e álcool no Brasil.

Produção de etanol de milho no Brasil

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), quase toda a produção brasileira de etanol de milho ocorre no Centro-Oeste do país. Segundo o órgão, a região responde por 99,6% de toda a geração do biocombustível com essa matéria-prima no Brasil. Entre os estados, o destaque fica com o Mato Grosso, responsável por cerca de 70% da oferta nacional.

O post Milho garante aumento da produção de etanol do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.