Governo dos EUA manda recado para juízes ativistas

Nas últimas duas semanas, juízes de diferentes tribunais distritais dos Estados Unidos emitiram 12 liminares para bloquear decretos do presidente Donald Trump. Em resposta, o governo norte-americano afirmou que “os magistrados atuam como ativistas judiciais, em vez de árbitros honestos da lei”.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, disse em coletiva que os magistrados “abusam do Estado de Direito, em uma tentativa de frustrar a vontade do povo”. Ela garantiu que o governo Trump vai seguir as leis dos tribunais. No entanto, “vai buscar todos os recursos legais para anular as liminares radicais”.

Crise constitucional no Poder Judiciário dos Estados Unidos

A porta-voz da Casa Branca também disse que a imprensa dos EUA “têm alarmado” a população ao afirmar que “há uma crise constitucional no país”. Contudo, segundo Karolina, “a verdadeira crise constitucional ocorre dentro do Poder Judiciário”.

Segundo ela, “juízes esquerdistas em todo o país abusam do poder para bloquear a autoridade executiva do presidente”. Karolina ainda afirmou que os magistrados não apresentaram fundamentos jurídicos ao apresentar as decisões contra as ordens de Trump.

Justiça norte-americana contra Trump

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, isso é parte de um grande esforço de ativistas democratas. Também é a continuação do que ela chamou de “armamento da Justiça” contra o presidente.

Karolina ainda disse que 77 milhões de norte-americanos votaram para eleger Trump. Cada liminar, de acordo com ela, “é um abuso do Estado de Direito e uma tentativa de frustrar a vontade do povo”.

O post Governo dos EUA manda recado para juízes ativistas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.