O governo do Estado de São Paulo anunciou a concessão do Lote Alto Tietê, que contempla as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O anúncio foi feito nesta semana.
O projeto inclui a construção de dez novas estações, sendo oito pela nova concessionária e duas pela Companhia do Metropolitano (Metrô) — Penha e Gabriela Mistral. Além disso, prevê a reforma de 24 paradas já existentes, além da ampliação de 25,7 km de trilhos.

Na Linha 11-Coral, serão mais 4 km de trilhos até a Estação César de Souza, e o serviço irá até a Barra Funda. O ramal da CPTM ganhará quatro novas estações, enquanto haverá a reforma de 14 e a reconstrução de três.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Linha 12-Safira terá um acréscimo de 2,7 km de trilhos, chegando até Suzano. O ramal contará com duas novas estações e uma integração com a Linha 13-Jade, além de conexão com a Linha 2-Verde do Metrô. Uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 13 terá seis novas estações
Haverá a ampliação da Linha 13-Jade, com a construção de seis novas estações e um acréscimo de 15,6 km de trilhos. O ramal chegará às regiões de Bonsucesso e Gabriela Mistral, áreas que há anos demandam melhorias no transporte. Três estações também serão reformadas.
O projeto tem como foco melhorar o atendimento à zona leste paulistana, região que abriga mais de 4,6 milhões de habitantes. A concessão prevê investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da instalação de novos equipamentos e sistemas.
Ao todo, haverá o investimento de R$ 14,3 bilhões em melhorias para os passageiros, com a expectativa de que as três linhas transportem 1,3 milhão de usuários por dia útil até 2040.
Governo de São Paulo promete redução no tempo de espera
Além da expansão, a concessão promete reduzir os intervalos entre os trens. Na Linha 11-Coral, o trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano terá viagens a cada três minutos. Entre Suzano e César de Souza, o intervalo será de seis minutos. Atualmente, o tempo médio entre Luz e Guaianases é de 3,5 minutos, e de sete minutos entre Guaianases e Estudantes.
Leia mais: “Governo de SP autoriza concessão de 3 linhas de trem”
Na Linha 12-Safira, os intervalos entre Brás e Itaquaquecetuba, hoje de cinco minutos, serão reduzidos para 3 minutos e 15 segundos. Entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana, o tempo cairá de 10 minutos para 6,5 minutos.
A Linha 13-Jade terá redução no intervalo entre os trens para 10 minutos, em comparação aos atuais 15 minutos. A linha será ampliada nos dois sentidos, conectando Gabriela Mistral a Bonsucesso.

O Expresso Aeroporto, que liga a região central da capital paulista ao Aeroporto de Guarulhos, terá intervalos reduzidos para 30 minutos no horário de vale e uma hora no pico. O serviço contará com uma nova parada na futura Estação Gabriela Mistral, que fará integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira da CPTM.
O post Governo de SP anuncia 10 novas estações nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM apareceu primeiro em Revista Oeste.