O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todas as regiões do Brasil nesta quarta-feira, 26, por causa da onda de calor e da possibilidade de chuvas intensas e tempestades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O fenômeno climático afeta tanto o Sul, com uma forte onda de calor, quanto Estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que enfrentam instabilidade atmosférica e pancadas de chuva.
O avanço de áreas de instabilidade intensifica as condições típicas do verão, com calor predominante pela manhã e a formação de tempestades a partir do período da tarde.
Já nas primeiras horas do dia, regiões do sul de Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e pequenas áreas de Tocantins, Rondônia e Amazonas registrarão chuvas, de acordo com o Inmet.
À medida que o dia avança, a instabilidade atmosférica se intensifica e amplia o risco de temporais em grande parte do centro-norte do país. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul devem enfrentar pancadas isoladas, enquanto Estados da Região Norte podem registrar chuvas mais contínuas e volumosas.
Nos Estados do Sudeste e Nordeste, os volumes de precipitação tendem a ser baixos e as chuvas ocorrem de forma irregular. Contudo, no Maranhão há maior risco de eventos mais intensos. Embora a ocorrência de temporais nos demais Estados não seja descartada, as chances são menores.
Sul registra onda de calor e chuvas intensas
No Sul, a situação também requer atenção. O Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e áreas do Paraná devem enfrentar chuvas moderadas a fortes. Moradores de cidades como Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Concórdia (SC) e Caçador (SC) devem estar atentos a mudanças bruscas no tempo.
O INMET também emitiu um alerta amarelo para uma onda de calor que atinge a Região Sul ao longo da semana. As temperaturas estão de 5°C a 6°C acima da média climatológica para o período, o que intensifica o desconforto térmico e os riscos associados ao calor extremo.

Nesta quarta-feira (26), o calor já se faz sentir logo pela manhã, com temperaturas até os 30°C em boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive a capital Porto Alegre. Durante a tarde, mesmo com a possibilidade de chuvas, os termômetros podem ultrapassar os 38°C entre Uruguaiana e a capital gaúcha.
Mas não é apenas o Sul que enfrenta temperaturas elevadas. No Sudeste e Centro-Oeste, especialmente no Triângulo Mineiro e no interior paulista, os termômetros devem chegar ou superar os 35°C. O interior do Nordeste também apresenta esse mesmo padrão, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post Brasil enfrenta onda de calor e tempestades nesta quarta-feira apareceu primeiro em Revista Oeste.