Lula volta às viagens internacionais com agenda cheia em março

P presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para sua primeira viagem internacional do ano nesta sexta-feira, 27. Ele estará presente na posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. A cerimônia ocorrerá no sábado, 1º, em Montevidéu. O retorno a Brasília está previsto para o mesmo dia.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Essa viagem ao Uruguai marca o início de uma série de compromissos internacionais que definirão a agenda presidencial nos próximos meses. Em 2024, as relações comerciais entre Brasil e Uruguai movimentaram US$ 4,965 bilhões.

O Brasil ocupa a posição de segundo maior parceiro comercial do país vizinho, atrás apenas da China. Além do comércio bilateral, os dois governos mantêm iniciativas conjuntas nas áreas de infraestrutura e cooperação política.

Entre os projetos, destacam-se a binacionalização do Aeroporto de Rivera, a implementação da Hidrovia Uruguai-Brasil e a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, que liga o Rio Grande do Sul ao Uruguai.

Em março, Lula também tem compromissos internacionais programados

Em março, Lula também tem compromissos internacionais programados. Sua participação na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras, está prevista, mas a data ainda não foi confirmada. No final do mês, ele seguirá para o Japão nos dias 25 e 26. Em seguida, visitará o Vietnã nos dias 27 e 28.

A passagem por Tóquio marcará os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Durante a estadia no país asiático, o presidente buscará ampliar o mercado para a carne brasileira. Em entrevista concedida no início de fevereiro, Lula afirmou que essa pauta terá prioridade nessa viagem.

No segundo semestre, Lula viajará para Nova York em setembro, onde participará da Assembleia-Geral da ONU. Além disso, a agenda prevê sua presença na Cúpula do G20, que ocorrerá na África do Sul. Outra viagem confirmada levará o presidente à França nos dias 6 e 7 de junho para uma visita de Estado. Durante esse período, entre 9 e 13 de junho, ele também participará da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que acontecerá no mesmo país.

O post Lula volta às viagens internacionais com agenda cheia em março apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.