O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre a intenção de tomar a Groenlândia. De acordo com o republicano, a incorporação da ilha é importante para a segurança internacional.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Precisamos dela” disse Trump, em entrevista ao programa de podcast The Vince Show, nesta quarta-feira, 26. “Odeio dizer isso assim, mas vamos ter de tomar posse deste imenso território ártico.”
Vice de Trump viaja à Groenlândia nesta semana
A declaração do presidente norte-americano coincide com a visita de J.D. Vance à ilha. O vice-presidente dos EUA vai chegar junto de sua comitiva ao país nesta quinta-feira, 27, e permanecerá até o próximo sábado, 29.
Vance afirmou estar “ansioso” para visitar a Groenlândia. Por meio das redes sociais, ele criticou líderes dos EUA e da Dinamarca por, em sua visão, ignorarem o lugar por muito tempo.
Além disso, o vice-presidente dos EUA enfatizou que a Groenlândia enfrenta ameaças de outros países. Durante a visita, a delegação pretende inspecionar a base espacial de Pittufik, no noroeste do país, com a presença do conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Mike Waltz, e do secretário de Energia, Chris Wright.
A visita gerou reações do primeiro-ministro interino da Groenlândia, Mute Egede. O premiê classificou a presença da delegação dos EUA como interferência estrangeira.
Egede ainda enfatizou a necessidade de respeito pela integridade e pela democracia do território. Ele afirmou que reuniões oficiais só devem ocorrer depois da posse do novo governo eleito, que ainda não ocorreu.
Presidente dos EUA não descarta o uso da força para tomar a ilha
Trump, por sua vez, tem reiteradamente afirmado que os EUA deveriam incorporar a Groenlândia. O republicano afirma que não descarta o uso da força para alcançar o objetivo.
Os governos da Groenlândia e da Dinamarca se opõem fortemente a qualquer tentativa de aquisição do território pelos norte-americanos.
A Groenlândia é uma ilha sujeita à Constituição da Dinamarca. Qualquer mudança no status legal do país exigiria uma emenda constitucional, um processo que requer amplo consenso político.
A história da Groenlândia está entrelaçada com a da Dinamarca. Começou como colônia e, posteriormente, evoluiu para a condição atual de autonomia.
O post Vamos tomar a Groenlândia, diz Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.