Gazeta do Povo critica governo Lula por deixar ajuste fiscal para depois das eleições

Em editorial publicado nesta quarta-feira, 26, o jornal Gazeta do Povo criticou duramente o adiamento do ajuste fiscal pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao programa Bom dia, ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a titular do Ministério do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o governo só adotará medidas para equilibrar as contas públicas depois das eleições de 2026.

Segundo o jornal, a fala da ministra confirma que a prioridade do governo Lula é gastar sem limites para garantir a reeleição. O editorial destaca a contradição no discurso da Tebet. Apesar de defender ajustes “robustos”, ela afirmou que “o Brasil está dando certo”. A ministra também disse que não se lembrava de um período em que “todos os números da macroeconomia caminhavam tão bem”.

Leia o artigo “Irresponsabilidade extrema”, de Adalberto Piotto, na Edição 261 da Revista Oeste

“Se fosse assim, convenhamos, não seria preciso ajustar nada”, diz o editorial. “Mas, se há essa necessidade, é porque os ‘números da macroeconomia’ não são tão bons assim”, diz o editorial. “E de fato não são.”

Ajuste fiscal: Tebet admitiu que Lula ‘não fez o dever de casa’

O jornal também cita declarações de Tebet em um evento com empresários. Na ocasião, ela reconheceu que Lula “não fez o dever de casa” na área fiscal. Ainda assim, a ministra afirmou que apoiará a reeleição de Lula.

Para a Gazeta do Povo, isso demonstra uma “fantasia” de que o mesmo governo responsável pelo descontrole fiscal será o que resolverá o problema em um eventual segundo mandato.

O editorial conclui que, ao adiar qualquer correção na política fiscal, o governo Lula aprofunda o desequilíbrio nas contas públicas.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“Até lá, portanto, não devemos esperar nada do governo, que está mais preocupado em seguir gastando o que tem e o que não tem para conquistar mais quatro anos no Planalto”, afirma o jornal.

O post Gazeta do Povo critica governo Lula por deixar ajuste fiscal para depois das eleições apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.