Depois de virar piada nas redes sociais, a manifestação convocada pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) contra a anistia virou alvo de críticas por parte da oposição. O evento ocorre na tarde deste domingo, 30, na Avenida Paulista.
O protesto contra a anistia aos presos pelo 8 de janeiro de 2023 virou chacota pela baixa adesão. A câmera da Revista Oeste mostra os registros ao vivo da movimentação na Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Parlamentares da oposição destacaram a baixa adesão popular no ato esquerdista e compararam com a “capacidade da direita de mobilizar multidões em manifestações”.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante disse a Oeste que “as manifestações da esquerda faz jus à célebre frase “‘perdeu, mané’”, escrita com batom pela cabeleireira Débora dos Santos na estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal.
“Eles não tem povo, não tem discurso e envelheceram”, destacou Sóstenes, que citou a manifestação da direita pela anistia: “Domingo dia 6 de abril vamos mostrar quem tem povo e pauta. Que venha 2026”.
+ Esvaziado, ato convocado por Boulos contra anistia vira piada nas redes
O vice-líder da oposição, deputado Sanderson (PL-RS), afirmou que o “ato convocado por Boulos na Paulista evidenciou a desconexão da esquerda com os anseios da população”.
“O evento foi um fracasso”, prosseguiu. “Enquanto a direita consegue encher as ruas com cidadãos engajados, a esquerda demonstra sua fragilidade ao não conseguir mobilizar o povo para suas pautas. A esquerda não consegue mais enganar a população com seus discursos vazios.”
+ Carol De Toni cobra ministra de Lula, sobre mulheres presas pelo 8/1
O relator do PL da Anistia, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), criticou o fato de a esquerda ter dito que iria “lotar” a Avenida Paulista, “mas deu meia dúzia de militantes e alguns gatos pingados”.
“O povo brasileiro não compra mais essa narrativa furada da esquerda”, afirmou Valadares. “Mais uma vez, a esquerda mostrou sua verdadeira face: barulho sem apoio popular. Enquanto o Brasil trabalha, a esquerda faz teatro na Paulista. A Anistia está mais viva do que nunca, e no anseio da população brasileira.”

Oposição diz que esquerda “não possui apoio popular” contra anistia
Na análise do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou que a baixa adesão no protesto contra a anistia deixa “evidente que a esquerda não possui o apoio popular”.
“Diferente da esquerda, a direita tem demonstrado grande apoio popular em suas manifestações”, destacou. “A tentativa de Boulos de mobilizar as massas na Paulista resultou em um fracasso retumbante, evidenciando a falta de conexão com as reais demandas da sociedade.”
Pelas redes sociais, outros parlamentares se pronunciaram. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou as manifestações convocadas por Boulos.
“A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá pra contar quantas pessoas foram na foto”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “Eu contei 44 e vocês?”
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também se manifestou: “Ato organizado pela esquerda e convocado por Boulos contra a anistia e pedindo prisão de Bolsonaro impressiona com o número de manifestantes”.
“Segundo a USP, tinham 2 milhões de pessoas”, ironizou o parlamentar ao publicar um vídeo do ato na Paulista. “E eles ainda têm a cara de pau de tentar desmerecer as manifestações da direita.”
O post Oposição critica ato contra anistia aos presos do 8/1 apareceu primeiro em Revista Oeste.