Juntar uma ou duas dezenas de heróis numa história em quadrinhos é moleza: basta ter a ideia, chamar os desenhistas e os personagens estão lá estampados nas páginas. Mas fazer o mesmo numa produção cinematográfica é outro departamento. Pois é justamente isso o que a Marvel Studios pretende em Vingadores: Doomsday, próximo filme do estúdio programado para estrear em 1º de maio de 2026.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Há meses um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, Vingadores: Doomsday é o novo e complexo projeto da Marvel a ser dirigido por Joe e Anthony Russo. A superprodução não terá somente uma meia-dúzia de heróis, mas, conforme acaba de ser revelado, promete reunir um elenco estelar que, até o momento, já soma 15 personagens. Esse é talvez o mais ambicioso projeto no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), combinando os heróis já conhecidos e que vão agora aparece ao lado dos personagens dos X-Men e do Quarteto Fantástico.

Diante disso, aliás, vale até uma correção: uma produção assim são outros departamentos. Imaginem a engenharia para compor tantos figurinos diferentes, maquiagem, objetos de cena e o gigante volume de efeitos digitalizados. Mas, antes de tudo, existe o departamento financeiro. Os números ainda não foram revelados, mas a Marvel certamente vai empregar alguns bons milhões de dólares no filme.
Robert Downey Jr. apresenta seus colegas de elenco
Ontem, 26 de março, a Marvel transmitiu pela internet um vídeo para confirmar o elenco completo de Vingadores: Doomsday. Robert Downey Jr. aparece em cena e aponta para várias cadeiras enfileiradas, todas vazia, mas cada uma já com o nome dos atores que irão ocupá-las. Um detalhe surpreendente para muitos fãs, Downey Jr. não retorna como Tony Stark/Homem de Ferro, mas sim como o personagem Victor von Doom, o Doutor Destino.
Entre os Vingadores conhecidos que estarão de volta aos seus personagens anteriores estão: Chris Hemsworth, como Thor; Anthony Mackie, como Sam Wilson/Capitão América; Sebastian Stan, como Bucky Barnes/Soldado Invernal; Paul Rudd, como Scott Lang/Homem-Formiga; Tom Hiddleston, como Loki; e Benedict Cumberbatch, como Doutor Estranho.
A grande novidade, e que definitivamente cria expectativas sobre o desenrolar do projeto Doomsday, é a introdução de personagens icônicos de franquias X-Men e Quarteto Fantástico. Do Quarteto estão Pedro Pascal, como Reed Richards/Sr. Fantástico; Vanessa Kirby, como Sue Storm/Mulher Invisível; Ebon Moss-Bachrach, como Ben Grimm/Coisa; e Joseph Quinn, como Johnny Storm/Tocha Humana.
Já da trilogia original dos X-Men retornarão aos seus papéis Ian McKellen, como Magneto; Patrick Stewart, como Professor Charles Xavier; James Marsden, como Scott Summers/Ciclope; Rebecca Romijn, como Raven Darkhölme/Mística; e Alan Cumming, como Kurt Wagner/Noturno.

Um Universo Marvel, mas os fãs sempre querem mais
Mesmo com a apresentação de um elenco gigante e diversificado, fazendo a integração de diferentes franquias e se configurando um marco no Universo Marvel, muitos fãs usaram as redes para pontuar algumas ausências notáveis. Entre elas, Tom Holland, como Peter Parker/Homem-Aranha, e Mark Ruffalo, como Bruce Banner/Hulk.
Mas as reações, bem como as expectativas para Vingadores: Doomsday, são as melhores. A revelação do elenco gerou grande entusiasmo entre os fãs e críticos. Os principais comentários foram por conta da inclusão dos X-Men e do Quarteto Fantástico, personagens que abrem portas para novas narrativas. As filmagens de Vingadores: Doomsday estão programadas para começar na primavera de 2025, com locações previstas em Londres.
O post Vingadores: Doomsday — Marvel anuncia elenco completo com presença dos X-Men e do Quarteto Fantástico apareceu primeiro em Revista Oeste.