Putin sugere colocar Ucrânia sob governança externa ‘patrocinada’ pela ONU

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs, nesta sexta-feira, 28, colocar a Ucrânia sob governança externa “patrocinada” pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele citou a movimentação como parte dos esforços para chegar a um acordo pacífico.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A sugestão se deu durante discurso para uma tripulação russa em submarino nuclear. A mando de Putin, tropas de Moscou invadiram o leste ucraniano em fevereiro de 2022. Depois de três anos, o conflito segue ativo.

O líder russo disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não tem legitimidade para assinar o cessar-fogo. Alegou que qualquer acordo assinado com o atual governo ucraniano pode ser contestado por seus sucessores.

Zelensky
Zelensky: Putin, da Rússia, quer vê-lo fora da Presidência da Ucrânia | Foto: Reprodução/X

Putin quer a ONU no comando da Ucrânia

“Sob os auspícios das Nações Unidas, com os Estados Unidos, até mesmo com países europeus e, claro, com nossos parceiros e amigos, poderíamos discutir a possibilidade de introdução de governança temporária na Ucrânia”, afirmou Putin. O presidente russo acrescentou que essa é apenas “uma das opções” e que permitiria ao país “realizar eleições democráticas e começar negociações com eles sobre um tratado de paz”.

Em publicação na rede social X, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Heorhii Tykhyi, sugeriu uma “contraproposta. De acordo com ele, a possibilidade de restabelecimento da paz no leste europeu passaria com a queda de Putin do Kremlin, e, consequentemente, a “governança temporária da ONU na Rússia”.

Leia também: “A defesa nutella da Europa”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 250 da Revista Oeste


Revista Oeste, com informações da Agência Estado e da agência internacional de notícias Associated Press

O post Putin sugere colocar Ucrânia sob governança externa ‘patrocinada’ pela ONU apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.