Depois de Lula ter dito que Janja “não nasceu para ser dona de casa”, o líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), definiu a declaração como “machista e ofensiva”.
O contexto da fala de Lula ocorreu em resposta às críticas da oposição sobre as viagens de Janja. Em coletiva de imprensa no sábado 29, no Vietnã, o petista disse que a primeira-dama “não é clandestina” e “não faz viagem apócrifa”.
“E ela vai continuar fazendo o que ela gosta”, prosseguiu o presidente, que se negou a responder a oposição. “Porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser. É assim que eu acho que é o papel da mulher.”
+ Lula, sobre viagens de Janja: ‘Vai continuar fazendo o que ela gosta’
Pelas redes sociais, Zucco criticou a fala do petista:”Vergonhoso”. “Essa fala não é só infeliz, é machista e ofensiva. Ela menospreza as mães de família que todos os dias abrem mão de carreiras, trabalho formal e tantas oportunidades para cuidar dos filhos, do lar e da família”, destacou.
“Que a Janja está passeando pelo mundo com o teu, com o meu, com o nosso dinheiro, todo mundo já sabe”, continuou. “O que a gente não sabe e quer saber é quanto estas viagens estão custando para o bolso dos brasileiros.”

Zucco pede que Lula respeite as mulheres
No vídeo, o líder da oposição cobrou que o presidente brasileiro “respeite as mulheres” em suas declarações públicas.
“Presidente Lula, todo mundo já sabe que o senhor não respeita o bolso dos brasileiros”, afirmou. “Mas tenha pelo menos respeito às mulheres, porque cada mulher tem o direito de escolher o seu caminho, seja como trabalhadora formal ou dona de casa. E ninguém tem o direito de desmerecer isso.”
O post Zucco, sobre fala de Lula em relação a donas de casa: ‘Machista e ofensivo’ apareceu primeiro em Revista Oeste.