A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) determinou o afastamento temporário de Lucia Fernanda Jófej Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, para participar de um evento nos Estados Unidos focado no uso de substâncias psicodélicas.
A presidente da Funai, Joenia Wapichana, oficializou a decisão no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira, 26. Lucia Fernanda deve ficar afastada do cargo entre 26 de março e 3 de abril.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Conforme apurado pelo jornal Metrópoles, o afastamento de Lucia Fernanda é com ônus limitado. Ou seja, a diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas continuará recebendo seu salário e benefícios.
Lucia Fernanda recebeu a autorização da Funai para participar da conferência Psychedelic Culture 2025, que ocorre entre sábado 29 e este domingo, em São Francisco, na Califórnia.
Integrante da Funai participa de evento que explora uso de psicodélicos na medicina
A integrante da Funai, a diretora Lucia Fernanda Jófej Kaingáng, do Museu Nacional dos Povos Indígenas participa de uma conferência visa a debater o uso de substâncias psicodélicas na medicina. O evento é organizado pelo Instituto Chacruna de Plantas Psicodélicas e Medicinais.
O evento inclui atividades como círculos de arte, cerimônias de rapé, sessões de encontro, música, dança e palestras, embora não conste na agenda oficial da diretora, indisponível desde o fechamento do museu em 2016.
O Metrópoles procurou a Funai para questionar quem arcará com os custos da viagem e o objetivo da participação da diretora no evento. A pasta sugeriu que a reportagem procurasse o Museu Nacional dos Povos Indígenas, que não respondeu aos contatos até o momento.
O post Funai libera diretora para participar de congresso psicodélico nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.