A ex-primeira-dama do país e atual presidente nacional do segmento feminino do Partido Liberal (PL), Michelle Bolsonaro, lidera a disputa pelo Senado no Distrito Federal. É o que indica o levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta segunda-feira, 31.
Conforme o material, Michelle aparece com 42,9% das intenções de voto. Na eventual disputa pelo Legislativo, Ibaneis Rocha (MDB), que cumpre o segundo mandato consecutivo como governador do Distrito Federal, aparece na vice-liderança, com 36,9%.
Outros quatro nomes constam na pesquisa: a senadora Leila Barros (PDT), as deputadas federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) e a vice-presidente do PT no Distrito Federal, Rosilene Corrêa. Elas, conforme o Paraná Pesquisas, registram 26,7%, 24,2%, 20,7% e 8,1%, respectivamente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o instituto, brancos e nulos somam 7,3%. Além disso, 3,9% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa. Cada entrevistado pode dizer os nomes dos dois candidatos que, caso a disputa eleitoral fosse hoje, receberiam seus votos.

Em 2026, o Distrito Federal — assim como os 26 Estados brasileiros — vão eleger dois senadores. Além de Leila, Izalci Lucas (PL) é o outro político com a chance de renovar seu mandato no Senado Federal no próximo ano. Ele, no entanto, é visto como pré-candidato ao cargo de governador.
Michelle lidera no Senado; Celina, no governo
Enquanto Michelle Bolsonaro lidera o levantamento do Paraná Pesquisas na corrida pelo Senado, a atual vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na primeira colocação na disputa pelo governo local.
De acordo com o levantamento, Celina registra 36,6% das intenções de voto. Izalci ocupa a segunda posição, com 11,3%. O integrante do PL está apenas 0,1 ponto porcentual à frente do ex-deputado distrital e atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass (Rede).
A deputada distrital Paula Belmonte aparece com 7,6%. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli (PSB), contabiliza 5,8%. Por fim, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) surge com 5,4%.
Para a disputa pelo comando do Poder Executivo do Distrito Federal, 16,4% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos listados, anulariam ou votariam em branco. Já 5,8% não souberam ou não quiseram responder.

Dados da pesquisa
A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mi eleitores em potencial no Distrito Federal. O trabalho de campo ocorreu de 21 a 25 de março.
Com esse volume de amostra, o instituto avisa que a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
O post Michelle Bolsonaro desponta como favorita à disputa pelo Senado no Distrito Federal apareceu primeiro em Revista Oeste.