Câmara pode parar se Motta não pautar anistia

A oposição ameaça uma “obstrução” das comissões permanentes e do plenário da Câmara dos Deputados caso o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) não paute a votação do PL da Anistia na próxima semana. 

Uma reunião entre Motta e demais líderes nesta terça-feira, 1° de abril, deve servir como termômetro. Caso não haja um aceno positivo do presidente para a anistia, os parlamentares de direita devem intesificar a obstrução na Casa. 

+ O que esperar da reunião sobre o PL da Anistia na Câmara

Na manhã desta segunda-feira, 31, o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou a Oeste que confia no “compromisso” feito por Motta nas eleições para a presidência da Casa. O parlamentar garantiu o apoio da legenda ao garantir a tramitação da anistia.

“Temos uma expectativa positiva para pautar”, afirmou Sóstenes. “O Motta tem palavra e compromisso conosco de pautar a anistia e nós confiamos nisso. Assim como sabemos que ele tem apoio a pedidos do PT, não relacionadas à essa proposta, temos a perspectiva de que ele vai cumprir seu compromisso conosco.”

sóstenes cavalcante - pl - pgr - 8 de janeiro
O líder do Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), quer pautar a votação da anistia na semana que vem| Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Oposição quer um posicionamento de Motta sobre a anistia

Ainda de acordo com Sóstenes, serão apresentados dois documentos de apoio ao PL da Anistia para Motta nesta semana. Um com as assinaturas dos líderes partidários que apoiam a proposta e, o segundo, com os deputados que devem votar a favor. 

O líder do PL afirmou que já contabiliza mais de 310 votos favoráveis para a proposta — sendo necessários 257 para aprovação e seguimento da matéria para o Senado Federal. 

+ ‘Vamos intensificar a pressão pela anistia’, diz Carol De Toni

Para a líder da minoria na Câmara, deputada Carol De Toni (PL-SC), “já passou da hora de pautarmos o PL da Anistia”. “Não recuaremos em relação à proposta”, garantiu. 

“Temos apoio popular, respaldo de diversos partidos e seguimos em obstrução – assim permaneceremos até que o projeto seja votado”, afirmou. “Anistia não é questão política, é questão de justiça. Quem tem o mínimo de compaixão e conhecimento jurídico sabe: não há democracia quando opositores são perseguidos de forma tão cruel. Seguiremos firmes.”

O post Câmara pode parar se Motta não pautar anistia apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.