Com o começo de abril, grande parte do Brasil enfrentará condições climáticas instáveis e uma acentuada queda nas temperaturas. Frentes frias combinadas com massas de ar frio devem provocar chuvas intensas, que afetam principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Segundo a Meteored, nesta segunda-feira, 31, uma frente fria trouxe tempestades com chuvas fortes para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta terça-feira, 1º, há previsão de pancadas de chuva intensas e tempestades entre Santa Catarina e Paraná, Mato Grosso do Sul (norte, sul e leste), São Paulo (faixa leste e Região Metropolitana), Rio de Janeiro, Minas Gerais (centro-sul) e Espírito Santo (sul).
Nesta quarta-feira, 2, uma nova frente fria se formará, o que aumenta as instabilidades nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Na quinta-feira 3, essa frente estará mais presente no Sudeste, o que favorece tempestades localizadas e chuvas significativas, especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Algumas dessas chuvas podem vir acompanhadas de raios e ventos fortes.
No Sul, depois da passagem da frente fria, o tempo começará a se estabilizar, embora ainda possa ocorrer chuva leve em algumas áreas costeiras. Enquanto isso, no Norte do país, o clima continuará com características de verão, com pancadas de chuva que podem ser intensas em determinadas regiões.
Frentes frias chegam ao Brasil

Com a chegada das frentes frias, uma massa de ar frio de origem polar avançará pelo Brasil, provocando uma queda nas temperaturas até o fim da semana. No sábado 5, as temperaturas mínimas no Sul do país podem cair abaixo dos 10°C, com possibilidade de atingir menos de 6°C na Serra Gaúcha, o que aumenta o risco de geadas.
Durante a tarde, o frio permanecerá na faixa leste da Região Sul, com máximas abaixo de 20°C. Já no norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná, as máximas podem alcançar 25°C, à medida que a frente fria avança em direção ao Sudeste.
Para o próximo fim de semana, a previsão é de que a instabilidade aumente no leste do Sudeste, com preocupação em relação a chuvas volumosas. A faixa leste entre São Paulo e o sul do Espírito Santo deve receber acumulados expressivos de chuva, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro.
O post Frentes frias e massas de ar frio derrubam temperaturas no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.