Um Airbus A319 da Latam Brasil ultrapassou a pista durante a aterrissagem no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC), nesta segunda-feira, 31. O voo LA 3276, proveniente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportava 107 passageiros e cinco tripulantes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em nota, a Latam afirma que “todos os passageiros e tripulantes se encontram em segurança”. A companhia “está oferecendo toda a assistência necessária a todos os seus clientes e funcionários e informará oportunamente sobre a retomada das suas operações no aeroporto catarinense”.
Em razão do ocorrido, a Latam anunciou o cancelamento de cinco voos. A companhia iniciou o deslocamento de equipes e materiais para remover a aeronave. A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, ainda não esclareceu a causa do incidente.
Anac registra 776 denúncias no setor aéreo em 2024
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou 776 denúncias de irregularidades ou falhas operacionais no setor aéreo em 2024. O órgão deve enviar ao Congresso Nacional e ao Tribunal de Contas da União, até o dia 1º de abril, o relatório com as ocorrências.
O material inclui 217 casos de irregularidades ou falhas na manutenção de aeronaves, 140 em pousos ou decolagens e 90 relacionados a voos rasantes ou manobras arriscadas. O restante das denúncias envolve transporte clandestino de passageiros e falhas operacionais em aeródromos.
+ Leia também: “Anac registra 776 denúncias de irregularidades ou falhas operacionais na aviação em 2024”
Em 2024, o Brasil registrou o maior número de acidentes fatais dos últimos anos. Dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vinculado à Força Aérea Brasileira, contabilizam 175 acidentes e 153 vítimas fatais.
Do total, 69 mortes referem-se às vítimas do voo 2283, da Voepass, que caiu no município de Vinhedo, no Estado de São Paulo.
O post Aeronave ultrapassa a pista durante aterrissagem em Chapecó e para no gramado apareceu primeiro em Revista Oeste.