Minas Gerais: Bolsonaro supera Lula em intenções de voto

Se a eleição pelo comando do Palácio do Planalto fosse hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria mais votos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao menos em Minas Gerais. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 2, o político do PL superaria o petista por 33,3% a 28,6% em intenções de voto entre os eleitores mineiros.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No cenário de um eventual novo embate entre Bolsonaro e Lula, o instituto incluiu outros cinco políticos na hipotética disputa. São eles: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); e o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB). Eles têm 16,1%, 6,7%, 2,6%, 2,2% e 0,2%, respectivamente. Nenhum/branco/nulo são 6%, enquanto 4,3% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Na pesquisa com os eleitores mineiros, o Paraná Pesquisa esboçou outros três cenários para a disputa presidencial. Bolsonaro não consta em nenhum neles. Sem o ex-presidente, Lula aparece na primeira colocação em duas simulações, mas aparece atrás de Zema em uma oportunidade.

Leia também: “Minas Gerais desaprova o governo Lula”

Presidente de honra do Partido Liberal (PL), Bolsonaro tenta reverter a sua situação com o Poder Judiciário. Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral o condenou a oito anos de inelegibilidade.

Bolsonaro, durante coletiva de imprensa sobre a licença de um os filhos, Eduardo 18/3/2025 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Bolsonaro, durante coletiva de imprensa sobre a licença de um os filhos, Eduardo, da Câmara dos Deputados — Brasília, 18/3/2025 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Os cenários com Lula, mas sem Bolsonaro

Sem menção ao ex-presidente, os demais cenários contam com a ex-primeira-dama do país e atual presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

  • Com Michelle

Lula — 29,2%;
Romeu Zema — 23,5%;
Michelle Bolsonaro — 19,7%;
Ciro Gomes — 7,7%;
Ronaldo Caiado — 4%;
Eduardo Leite — 2,9%; e
Hélder Barbalho — 0,4%.

Nenhum/branco/nulo são 7,8%. Não sabe/não opinou representam 4,8% do total de entrevistados.

  • Com Tarcísio

Lula — 29,3%;
Romeu Zema — 26,6%;
Tarcísio de Freitas — 14,6%;
Ciro Gomes — 8,2%;
Ronaldo Caiado — 3,6%;
Eduardo Leite — 2,8%; e
Hélder Barbalho — 0,2%.

Nenhum/branco/nulo são 9,4%. Não sabe/não opinou representam 5,3% do total de entrevistados.

  • Com Ratinho Júnior

Romeu Zema — 32,7%;
Lula — 28,5%;
Ciro Gomes — 8,4%;
Ratinho Júnior — 6,3%;
Ronaldo Caiado — 5,2%;
Eduardo Leite — 3%; e
Hélder Barbalho — 0,4%.

Nenhum/branco/nulo são 9,9%. Não sabe/não opinou representam 5,5% do total de entrevistados.

Dados da pesquisa

Para apresentar eventuais cenários para a disputa presidencial do próximo ano com eleitores de Minas Gerais, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou mais de 1,6 mil pessoas. O trabalho de campo ocorreu de 26 a 30 de março, em 70 municípios mineiros.

O instituto alega que, com esse grau de amostragem, a margem de erro do levantamento é de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Além disso, informa-se que o grau de confiança do material é de 95%.

Leia também: “O PT é analógico”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 261 da Revista Oeste

O post Minas Gerais: Bolsonaro supera Lula em intenções de voto apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.