A cidade de Porto Alegre será palco da 38ª edição do Fórum da Liberdade. O evento, organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), vai ocorrer em dois dias seguidos: nesta quinta-feira, 3, e na sexta-feira 4.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A proposta, segundo os organizadores, é discutir o papel das escolhas individuais em um contexto de polarização, conflitos e desinformação. O evento destaca a relação entre liberdade e decisão. Por esse motivo, o tema do Fórum da Liberdade 2025 é “Coragem para Escolher”.
Os assuntos a serem discutidos no Fórum da Liberdade
Entre os principais temas a serem debatidos nos painéis de discussões estão:
- liberdade de expressão;
- liberdade econômica;
- sustentabilidade; e
- geopolítica.
Em entrevista à edição desta quarta-feira, do Jornal da Oeste, Tiago Carpenedo, vice-presidente do IEE, afirmou ter boas expectativas para o evento.
Ele disse que o Fórum da Liberdade é um “farol da democracia para o mundo”. Ao Jornal da Oeste, Carpenedo afirmou que o objetivo dos encontros é discutir os principais temas políticos, econômicos e sociais do mundo.
O evento terá mais de 30 palestrantes. Alguns deles são:
- Marcos Troyjo, diplomata, economista e ex-presidente do Brics;
- Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal; e
- Fleur Hassan-Nahoum, ex-vice-prefeita de Jerusalém.
O evento também contará com a presença do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), do lutador de artes marciais Renato Moicano, da deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) e do advogado constitucionalista André Marsiglia.
“A importância da atitude de escolher é fundamental: só assim podemos ser livres”, afirmam os organizadores do evento. “Para se posicionar neste mundo em que vivemos, contudo, é preciso coragem. Por isso, ‘Coragem para Escolher’ é o tema do evento.”
Em 2024, o fórum contou com mais de 6 mil participantes. O evento do ano passado teve a presença de empresários, estudantes e representantes de diferentes setores.
O post Liberdade de expressão, economia e geopolítica: os principais temas do Fórum da Liberdade 2025 apareceu primeiro em Revista Oeste.