O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na tarde desta quinta-feira, 3, levantamento com intenções de voto para o governo mineiro e para o Senado por Minas Gerais. O material indica liderança do senador Cleitinho (Republicanos), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do governador Romeu Zema (Novo).
Para o Executivo estadual, o Paraná Pesquisas apresentou dois diferentes cenários. No primeiro consta o nome de Cleitinho. Para a segunda simulação, no entanto, ele dá lugar a Nikolas.
No cenário de número 1, Cleitinho surge com mais que o dobro do segundo colocado. O senador registra 39,7%, contra 19,3% do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. Detalhe: atualmente, os dois integram os quadros de filiados do Republicanos. Ou seja, se não mudarem de partido, apenas um dos dois poderá ser candidato ao comando da Cidade Administrativa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) ocupa a terceira colocação do cenário em que Cleitinho lidera. O senador registra 14,6% das intenções de voto. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) tem 3,8%. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), registra 3%, assim como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Tadeuzinho Leite (MDB).
Com esses nomes à disposição, 11,8% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum dos candidatos, anulariam ou votariam em branco. Enquanto isso, 4,8% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Sem Cleitinho, liderança fica com Nikolas
Para o cenário 2, o instituto fez apenas uma mudança na lista apresentada ao público. Saiu Cleitinho, entrou Nikolas. Assim como o senador, o deputado federal aparece isolado na primeira colocação — e com quase o dobro de vantagem sobre Kalil, que segue na segunda posição. O parlamentar do PL tem 39,4%, contra 20% do ex-prefeito belo-horizontino.
Pacheco, Lopes, Tadeuzinho e Mateus Simões completam a lista. Eles registram 15,2%, 3,6%, 2,8% e 2,7%, respectivamente. Além disso, 11,7% compõem o bloco do nenhum/branco/nulo. Por fim, a parcela de não sabe/não respondeu é de 4,6%.

Zema tem mais de 50% na briga pelo Senado
Em seu segundo mandato consecutivo como governador de Minas Gerais, Zema detém mais de 50% das intenções de voto para a eventual disputa do ano que vem para o Senado. Na eleição, os mineiros irão eleger dois senadores.
Para a briga pelo Senado, o Paraná Pesquisas divulgou os seguintes números:
- Romeu Zema (Novo) — 52,7%;
- Rodrigo Pacheco (PSD) — 24,3%;
- Carlos Viana (Podemos) — 18,9%;
- Newton Cardoso Jr (MDB) — 12%;
- Eros Biondini (PL) — 11,2%;
- Alexandre Silveira (PSD) — 9,2%;
- Domingos Sávio (PL) — 6,9%;
- Marcelo Aro (PP) — 6,4%;
- Cleitinho (Republicanos) — 3%;
- Euclydes Pettersen (Republicanos) — 1,6%; e
- Flávio Roscoe (sem partido) — 1,5%.
O bloco de nenhum/branco/nulo representa 11,4%, enquanto não sabe/não respondeu foi de 4,3%. Para a parte do Senado, o Paraná Pesquisas ressalta que cada entrevistado pode dizer dois nomes entre os possíveis candidatos — por isso, a soma passa dos 100 pontos porcentuais.

Dados do levantamento
Para mensurar as intenções de voto para o governo mineiro e o Senado por Minas Gerais, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou mais de 1,6 mil eleitores em potencial. O trabalho de campo ocorreu de 26 a 30 de março, em 70 municípios.
Com essa amostragem, o instituto avisa que a margem de erro do levantamento é de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
O post Cleitinho (Republicanos) e Nikolas Ferreira (PL) lideram disputa pelo governo de Minas Gerais apareceu primeiro em Revista Oeste.