Na manhã deste domingo, 6, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou a rede social X para lembrar quando o prédio do Ministério da Agricultura e Pecuária pegou fogo, em 2017. E não foi em decorrência de algum acidente. Na ocasião, militantes da esquerda incendiaram o local, em meio a protesto contra o então presidente Michel Temer — que havia assumido o comando do Palácio do Planalto no ano anterior, em virtude do impeachment da petista Dilma Rousseff.
“Não, não é o que você está pensando”, começou Bolsonaro, antes de ironizar o acontecimento de oito anos atrás. “Isso aí é ‘apenas’ uma manifestação pacífica convocada pelo PT contra o governo Temer em 2017.”
O episódio lembrado por Bolsonaro ocorreu em 24 de maio de 2017. Na época, a imprensa, incluindo o jornal O Globo, registrou que, além de colocarem fogo no Ministério da Agricultura, os militantes da esquerda depredaram outras estruturas da Esplanada.
Bolsonaro em ato pela anistia
A postagem do ex-presidente ocorre no mesmo dia em que a Avenida Paulista vai ser palco de manifestação em defesa da anistia dos presos do 8 de janeiro. Bolsonaro confirmou presença e deve discursar. Oeste acompanha o ato deste domingo.
O post Bolsonaro lembra de ‘manifestação pacífica’ convocada pelo PT apareceu primeiro em Revista Oeste.