Empresas brasileiras que exportam para os Estados Unidos (EUA) esperam que o governo brasileiro saia apenas das críticas e avance principalmente nas negociações com o governo do presidente Donald Trump para reduzir tarifas. Contudo, em meio ao impasse, algumas companhias já começam a buscar caminhos para contornar obstáculos impostos pelas mudanças.
Negócios de pequeno, médio e grande porte dizem já sentir os impactos da mudança tarifária imposta pelos EUA. Novas alíquotas estão em vigor desde a última segunda-feira, 7, a qualquer produto brasileiro que ingresse na aduana norte-americano, exceto petróleo e derivados.
EUA: oportunidade de mudanças
Uma alternativa que passará a ser considerada por grandes empresas, diz Pedro Brites, professor de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas, é abrir novos escritórios regionais pelo mundo. Em entrevista ao site Uol, o docente explicou que o momento é oportuno para esse tipo de movimento.
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“É interessante para empresas exportadoras de carne, por exemplo, aproveitar o momento para se instalar em novos mercados. A necessidade de diversificação deixa a empresa menos vulnerável a mudanças futuras, inclusive novos possíveis anúncios por parte do governo Trump”.
Pequenas e médias empresas exportadoras tendem a ser as mais afetadas com as alterações na política tributária. Conforme o especialista, essas companhias devem se articular com ajuda de associações de classe e agências de fomento como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
Associações, empresas e governo têm se dedicado a negociações. O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, disse que tem ocorrido uma boa interlocução entre setores, associações e governo federal. “O governo está correto em negociar à exaustão antes de tomar qualquer medida de retaliações. Estamos em um período de observação”, disse.
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