Reino Unido: nasce 1º bebê de mãe com útero transplantado

Uma menina nasceu, no Reino Unido, depois de sua mãe passar por um transplante de útero. Trata-se do primeiro nascimento desse tipo no país. A informação é da agência AFP.

Amy nasceu em 27 de fevereiro, no Hospital Queen Charlotte and Chelsea, em Londres. O nascimento ocorreu dois anos depois da cirurgia de transplante realizada na mãe, Grace Davidson. O pai da criança é Angus Davidson.

Leia mais: “Reino Unido fecha mais de 3,5 mil igrejas em uma década”

Mãe e filha estão com boa saúde. “Recebemos o maior presente que poderíamos ter pedido”, afirmou Davidson, de 36 anos, à AFP. A mulher disse que espera que o procedimento se torne uma alternativa viável para mulheres que não podem ter filhos.

Transplante de útero ocorreu em Oxford

Grace Davidson tem uma condição rara, chamada síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, que a fez nascer sem um útero funcional, informou o hospital, em nota. Ela foi a primeira mulher no país a receber um transplante de útero. A doadora foi sua irmã, Amy Purdie, de 42 anos, mãe de duas meninas.

A cirurgia ocorreu em fevereiro de 2023, no Centro de Transplantes de Oxford. O professor Richard Smith, cirurgião ginecológico responsável pelo programa de doadores vivos no Reino Unido, afirmou que o nascimento de Amy foi “o ponto máximo de mais de 25 anos de pesquisa”.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Desde 2013, mais de cem transplantes de útero foram realizados no mundo, com cerca de 50 nascimentos registrados. Todos os bebês estão com boa saúde.

O post Reino Unido: nasce 1º bebê de mãe com útero transplantado apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.