Um arquivo da era da Guerra Fria, tornado público pela CIA em 2000, recentemente viralizou nas redes sociais por relatar um suposto confronto entre soldados soviéticos e um óvni, cujos ocupantes teriam transformado os militares em pedra antes de decolar.
Com o colapso da União Soviética, em 1991, a CIA teve acesso a um relatório de 250 páginas da KGB, a principal agência de segurança e espionagem soviética — da qual fez parte o atual governante russo, Vladimir Putin —, que descrevia eventos ocorridos depois de um pelotão abrir fogo contra um disco voador na Ucrânia.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A CIA document dated March 27, 1993.
A newspaper claimed Russian soldiers shot down a UFO in Siberia, only for five humanoid aliens to emerge, merge into a glowing sphere, and turn 23 troops to stone with a flash of light—two survived, all according to a 250-page KGB file. pic.twitter.com/vAVOjPI1W8
— 𝑩𝒊𝒈 𝑶𝒍’ 𝑫𝒐𝒊𝒏𝒌𝒔🐇🇺🇸 (@TheBigDoink_) April 7, 2025
O relatório incluía relatos de testemunhas oculares e fotos das consequências, que um agente norte-americano descreveu como “um retrato horrível de vingança por parte de criaturas extraterrestres, uma imagem que faz o sangue gelar”.
Segundo o documento, durante um exercício de treinamento na Ucrânia, os soviéticos avistaram uma “nave em forma de disco que voava baixo”, acima de suas cabeças. “A nave caiu perto dali, e cinco humanoides baixos com ‘cabeças grandes e olhos pretos grandes’ emergiram dela”, diz o relatório.
Depois de escaparem dos destroços da nave, os seres se agruparam e “se fundiram em um único objeto que adquiriu forma esférica”, relataram os soldados sobreviventes. “Em segundos, a esfera aumentou de tamanho e explodiu, emitindo uma luz extremamente brilhante.”

O relato diz ainda que, no mesmo instante da explosão, 23 soldados que observavam o fenômeno foram transformados em pilares de pedra. “Apenas dois soldados, que estavam na sombra e menos expostos à explosão luminosa, sobreviveram.”
A KGB teria recolhido os “soldados petrificados” e os destroços da nave, que foram levados para uma base secreta próxima a Moscou. Cientistas soviéticos descobriram que, seja o que for aquela luz, ela transformou as células vivas dos soldados em uma substância idêntica a calcário.
“Se o arquivo do KGB for verdadeiro, trata-se de um caso extremamente ameaçador”, concluiu a CIA. “Os alienígenas possuem armas e tecnologias que vão além de todas as nossas suposições. Eles podem se defender se forem atacados.”
🚨CIA Document Claims KGB Soldiers Were TURNED INTO STONE by Occupants of Attacked UFO!
“According to the KGB materials, a quite low-flying spaceship in the shape of a saucer appeared above a military unit that was conducting routine training maneuvers. For unknown reasons,… pic.twitter.com/MFzK2Kczzr
— Jay Anderson (@TheProjectUnity) April 14, 2025
CIA publicou informações há 25 anos
Em 2000, o documento da CIA foi inicialmente divulgado pelo tabloide canadense Weekly World News e pelo jornal ucraniano Holos Ukrayiny, mas continuou a atrair interesse de entusiastas de óvnis. O caso chegou a ser tema do podcast The Joe Rogan Experience no ano passado.
O jornal norte-americano The New York Post escreveu sobre o assunto no último domingo, 13, diante da viralização do caso nas redes sociais.
Histórias sobre fenômenos aéreos não identificados e visitantes alienígenas voltaram à tona depois de o Departamento de Defesa dos EUA criar a Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados, em 2020. O objetivo era detectar, analisar e catalogar objetos voadores misteriosos registrados por órgãos federais, o que levou à divulgação de inúmeros novos arquivos sobre o tema.
O post Relatório da CIA narra encontro de soldados da URSS com alienígenas apareceu primeiro em Revista Oeste.