O médico e empresário Italo Marsili pode se filiar ao partido Novo nos próximos dias com o objetivo de disputar o governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026. Nesta quarta-feira, 16, ele se reuniu em Belo Horizonte com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), um dos principais nomes da legenda.
A Oeste, Marsili revelou que as conversas com o partido “estão muito avançadas”. Recentemente, o empresário destacou que sua candidatura não se trata de uma questão de “utopia política”, mas uma necessidade real de transformação no Estado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Conhecido por sua atuação nas redes sociais, onde soma 2,2 milhões de seguidores, Marsili conquistou notoriedade com cursos sobre desenvolvimento humano, certificações para psicoterapeutas e projetos voltados ao aprimoramento pessoal. Recentemente, ampliou sua atuação ao inaugurar a Faculdade Mar Atlântico, que oferece cursos nas áreas de medicina, Direito e filosofia.
Italo Marsili pretende focar em segurança, saúde e investimentos
Marsili pretende estruturar um programa de governo baseado em três pilares: segurança pública, saúde e educação. Ele afirma que o Estado precisa se tornar atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros, especialmente nos setores de tecnologia e energia.

“Precisamos de um pacote de desburocratização para que empresas norte-americanas, chinesas ou árabes queiram investir no Rio”, destacou. “O que falta é um ambiente favorável para empreender.”
Do mundo digital ao impacto real
Questionado sobre o peso de sua popularidade nas redes sociais, o empresário minimizou. “O que as pessoas veem é que o Italo é um cara de alguns milhões de seguidores no YouTube, mas isso não é nada e não leva ninguém à política”, disse o empresário. “Minha conexão maior é no mundo real, com políticos, empresários e pessoas do terceiro setor.”
Entre seus parceiros estratégicos está José Roberto de Mello Porto, defensor público e sobrinho do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Juntos, fundaram o curso de Direito da faculdade administrada por Marsili. O corpo docente inclui nomes como Michel Temer, Luiz Fux e André Mendonça.
O post Italo Marsili pode se filiar ao Novo para disputar o governo do RJ apareceu primeiro em Revista Oeste.