Páscoa: frente fria traz frio intenso com mínimas de 0ºC

Durante o feriado de Páscoa, uma intensa frente fria atravessará o Brasil. O fenômeno começa na Região Sul e se estende até a Bahia. Este sistema climático trará acumulados significativos de chuva e uma massa de ar polar, o que resulta em temperaturas acentuadamente mais baixas, especialmente no Sul do país, com mínimas de 0ºC.

Segundo o site Meteored, a expectativa é de que tanto a Páscoa quanto o feriado de Tiradentes sejam marcados por clima mais frio em várias regiões. Nesta sexta-feira, 18, a frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul, o que provoca chuvas esparsas, com maior probabilidade de precipitação no centro-norte do Estado.

Existe a possibilidade de tempestades isoladas nos três Estados da Região Sul. As chuvas afetarão principalmente o norte do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e o norte e oeste do Paraná.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Neste sábado, 19, à medida que a frente fria avança em direção ao Sudeste, a chance de chuva e o risco de tempestades diminuem sobre o Rio Grande do Sul e oeste da Região Sul, mas aumentam na faixa leste e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.

Há risco de tempestades intensas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As temperaturas começam a cair no Sul, com mínimas entre 13°C em Bagé (RS) e 19°C em Londrina (PR). À tarde, os termômetros ficam entre 18°C e 23°C no sul do Rio Grande do Sul e na faixa leste, até o Sudeste, mas sobem na porção oeste, podendo chegar a 26°C em Londrina (PR).

Massa de ar polar se alia à frente fria

Previsão de temperatura mínima para domingo (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima para domingo — 20/4/2025 | Foto: Divulgação/Meteored

No domingo de Páscoa, a massa de ar polar se intensificará na Região Sul. De acordo com o Meteored, as temperaturas mínimas podem atingir 5°C nas Serras Gaúcha e Catarinense. O frio mais intenso será sentido no Rio Grande do Sul, com mínimas de 0°C na Serra Gaúcha, onde há risco de geada, e temperaturas abaixo de 10°C no restante do Estado.

Geadas também não estão descartadas na Serra Catarinense e em áreas de planície no Rio Grande do Sul. A sensação de frio se estenderá para outros Estados, com mínimas que variam entre 13°C e 19°C em Santa Catarina, Paraná, São Paulo (exceto a porção oeste-noroeste), Minas Gerais (centro-sul) e Rio de Janeiro (serra).

À tarde, as temperaturas não devem ultrapassar 17°C nas áreas serranas do Sul e do Sudeste e no centro-sul do Rio Grande do Sul. No entanto, em outras áreas do Sul e do Sudeste, as máximas podem subir, o que atinge até 28°C em algumas cidades. A previsão de chuva permanece no litoral do Sudeste, principalmente entre Espírito Santo e Minas Gerais. A mesma condição deve afetar o extremo sul da Bahia, já no Nordeste.

No feriado de Tiradentes, na segunda-feira 21, o ar frio se intensificará sobre o território gaúcho. O índice de previsão extrema (EFI) da agência europeia ECMWF para a temperatura mínima mostra que este frio será um evento “incomum” para a climatologia do Rio Grande do Sul.

O risco de geada permanece principalmente para a Serra Gaúcha, com anomalias de temperatura previstas em até -10°C, o que resulta em mínimas de até 2°C. Geadas também podem ocorrer na Serra Catarinense.

O post Páscoa: frente fria traz frio intenso com mínimas de 0ºC apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.