Em editorial publicado neste sábado, 19, o jornal O Globo denunciou o avanço preocupante do antissemitismo no Brasil, especialmente depois dos ataques do grupo Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.
Segundo relatório da Conib e da Fisesp, o país registrou um crescimento expressivo nas denúncias de manifestações antissemitas, que passaram de 397 em 2022 para 1,7 mil em 2024. O texto alerta que o antissemitismo, muitas vezes, aparece disfarçado de antissionismo ou apoio ao Hamas, e se espalha por redes sociais e espaços públicos, incluindo salas de aula e ruas.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Apesar de a maioria dos brasileiros manter uma visão positiva sobre os judeus — 68%, segundo pesquisa da Anti-Defamation League —, o relatório estima que “41,2 milhões de brasileiros têm crenças antissemitas significativas”. Entre essas crenças, 55% acreditam que judeus detêm poder excessivo nos negócios, 35% que controlam os assuntos globais e 20% que são responsáveis pela maioria das guerras.
Antissemitismo disfarçado
O texto alerta para uma nova forma de antissemitismo que se apresenta de maneira disfarçada. “O antissemitismo do brasileiro se estende por um espectro que vai desses estereótipos até o negacionismo do Holocausto ou a versão moderna que disfarça o ódio a judeus na roupagem socialmente aceita do antissionismo”, diz o editorial.
A retórica contra Israel e o apoio a grupos como o Hamas se tornaram veículos para esse preconceito, especialmente entre jovens: 24% apoiam o boicote a produtos israelenses, e 75% acham que judeus brasileiros são mais leais a Israel que ao Brasil.
O relatório também aponta exemplos concretos, como pichações que pedem a morte de judeus ou “sionistas”, agressões físicas, cartazes com suásticas associadas a Israel e apologia ao Hamas.
“O brasileiro sempre foi um povo receptivo aos diferentes povos e tolerante às diferentes religiões”, escreveu O Globo. “Aqui, o convívio entre judeus, cristãos e muçulmanos costuma ser pacífico. Mas, infelizmente, o combate crescente ao racismo, à homofobia e a outros preconceitos tem se revelado ineficaz contra o antissemitismo.”
O post Antissemitismo cresce no Brasil e se disfarça de antissionismo, alerta O Globo apareceu primeiro em Revista Oeste.