STF marca julgamento de Zambelli e Delgatti por suposta invasão do sistema do CNJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 9 de maio o começo do julgamento da ação penal contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti. Eles são acusados de de falsidade ideológica e de invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A análise do processo será em plenário virtual e deve terminar no dia 16, salvo pedido de vista ou destaque.

Em maio de 2024, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino aceitaram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A denúncia afirma que os dois buscavam prejudicar a credibilidade da Justiça e obter vantagens políticas.

Leia mais: “TRE-SP mantém cassação do diploma de Carla Zambelli”

Segundo a PGR, Delgatti realizou as invasões entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. Zambelli teria comandado a operação com o objetivo de adulterar dados oficiais.

MP detalha suposta articulação entre Zambelli e hacker

A acusação aponta que os réus supostamente invadiram seis sistemas do Poder Judiciário em 13 ocasiões. Teriam inserido 16 documentos falsos. Entre eles, havia um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, com ordem de bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário.

O hacker Walter Delgatti Netto | Foto: Lula Marques / Agência Brasil
O hacker Walter Delgatti Netto | Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O Ministério Público alega que, entre agosto e novembro de 2022, Zambelli supostamente ofereceu a Delgatti uma contratação formal para serviços parlamentares em troca da invasão.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na época, a defesa de Zambelli declarou ter “a absoluta confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e tem certeza de que isso vai ficar comprovado durante o trâmite do processo”.

O post STF marca julgamento de Zambelli e Delgatti por suposta invasão do sistema do CNJ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.