Durante um almoço promovido pela Casa ParlaMento, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, 23. Ele destacou a falta de um plano claro de desenvolvimento para o país.
Para o senador, essa falta de clareza pode comprometer a execução de programas essenciais no Brasil. Apesar dos desafios, Calheiros acredita que, se Lula tentar a reeleição em 2026, “será difícil derrotá-lo”. Ele afirmou que a avaliação do presidente tende a melhorar e que ainda há tempo para implementar medidas até as eleições, no próximo ano.
“A avaliação do presidente tende a melhorar, e ainda dá para fazer muita coisa até a eleição”, disse. “Será muito difícil derrotar o presidente Lula.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Calheiros mencionou a dificuldade da direita em se unificar em torno de um candidato. Para ele, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é um nome com potencial, mas ponderou que Tarcísio provavelmente deve optar pela reeleição no Estado, se houver riscos na disputa presidencial.
Renan Calheiros critica Marina Silva e fala da dívida

Calheiros também criticou a nomeação de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente, pois a considera um retrocesso para o desenvolvimento nacional. Ele afirmou que “é tempo perdido ficar esperando por solução da ministra Marina”.
“[Esse tempo] Não será recuperado no futuro”, disse. “O Congresso pode ajudar. Apresentamos ao presidente Lula uma solução, que é o presidente do Senado designar um relator para sistematizar as matérias que estão em tramitação, para que se faça o licenciamento, que leve em conta a necessidade desses investimentos.”
Além das críticas, Renan defendeu seu projeto de resolução que propõe limitar a dívida consolidada da União a, no máximo, quatro vezes a receita corrente líquida ao longo de 15 anos. Em 2024, essa relação era de cerca de sete vezes.
Leia também: “A hora é agora”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 265 da Revista Oeste
Ele acredita que medidas financeiras como essa são essenciais para estabilizar a economia nacional a longo prazo. Empresários presentes no almoço receberam as declarações de Renan Calheiros com interesse.
O post Renan Calheiros critica governo Lula e propõe limitação à dívida pública apareceu primeiro em Revista Oeste.