Damares vê ameaça à educação em escândalos do PT

Senadores, educadores e representantes da sociedade civil defenderam, nesta quinta-feira, 24, que as famílias possam intervir quando identificarem conteúdo ideológico nas escolas. A audiência ocorreu na Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Damares denuncia corrupção

Logo na abertura, Damares Alves incluiu um novo assunto ao cronograma do debate e vinculou os casos de corrupção atribuídos ao governo Lula ao desmonte de ações essenciais no setor educacional. Ela alertou para os efeitos diretos da má gestão sobre crianças e jovens.

“Todos nós, defensores dos direitos humanos, fomos surpreendidos com a notícia de uma operação policial no INSS”, destacou a parlamentar. “Ficamos perplexos. Não poderia me omitir como presidente dessa comissão. O maior risco a essa nação são as aves de rapina que roubam os cofres públicos e tiram de idosos, crianças e pessoas com deficiência.”

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De volta ao tema central do evento, a senadora afirmou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante a participação das famílias na rotina escolar. Disse também que pais e responsáveis precisam saber o que os filhos aprendem e têm o direito de agir quando percebem tentativas de interferência política ou ideológica.

Convidados

O psiquiatra Augusto Cury participou da audiência. Ele é autor da teoria da inteligência multifocal. Outros convidados defenderam mais transparência nos conteúdos escolares e maior envolvimento das famílias nas decisões pedagógicas.

Estiveram presentes Roberta Guedes, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, Ana Beatriz Goldnenstein, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Maria Eduarda Manso, da Family Talks, e Douglas Roberto de Almeida Baptista, do Instituto Brasileiro de Direito e Religião.

Adriana Marra, da Confederação Nacional das Associações de Pais de Alunos, Carlos Vinicius Reis, da Associação Nacional de Educação Domiciliar, e Inez Augusto Borges, da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Pais na Educação dos Filhos, participaram por videoconferência.

Avanço políticos na sala de aula

Durante o debate, pais relataram preocupação com o avanço de discursos políticos dentro de sala de aula. Os participantes defenderam que o ambiente escolar reflita os valores da família, e não os interesses de governos.

O grupo também discutiu dados sobre o impacto da presença dos pais na rotina escolar. Um levantamento de 2020 do Itaú Social com a União dos Dirigentes Municipais de Educação apontou que escolas com mais participação familiar registraram aumento de frequência, queda na evasão e crescimento nas matrículas.

Em 2024, o instituto Datafolha ouviu 4.969 pais e responsáveis por alunos da rede pública. Um terço dos entrevistados disse acreditar que os filhos não aprendem o suficiente para a idade. Entre os dados, 91% defenderam reforço em matemática. Mais de 80% pediram mais atividades culturais, esportivas e artísticas.

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