Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) se encontraram em uma audiência privada, neste sábado, 26. A conversa ocorreu durante o funeral do papa Francisco, no Vaticano, que morreu aos 88 anos, em virtude de um AVC e outras complicações de saúde.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Tanto Trump quanto Zelensky postaram fotos do encontro em suas redes sociais. A Casa Branca classificou a conversa como “muito produtiva”. O ucraniano foi além e se referiu ao diálogo como “potencialmente histórico”.
“Ótima reunião”, escreveu Zelensky sobre o encontro com Trump. “Discutimos bastante, pessoalmente. Esperamos resultados em tudo o que abordamos. Protegendo a vida do nosso povo. Cessar-fogo total e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impedirá o início de outra guerra. Uma reunião muito simbólica, com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos. Obrigado, presidente dos Estados Unidos.”
Mudanças de paradigma para Trump e Zelensky?

O encontro ocorreu em meio a divergências sobre propostas de paz para encerrar a invasão russa à Ucrânia, incluindo a sugestão do presidente dos EUA para que seu par ucraniano reconheça a Crimeia como território russo. Com apoio de aliados europeus, como os franceses e os britânicos, o líder ucraniano tem rejeitado essa possibilidade.
A diferença de posição gerou um bate-boca entre Trump e Zelensky em fevereiro. A discussão ocorreu durante uma visita do ucraniano à Casa Branca.
Na ocasião, Trump cobrou de Zelensky agradecimentos, por causa da ajuda financeira e militar que os EUA deram à Ucrânia na guerra.
Leia também: “Compromisso com a desonra”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
O post Trump e Zelensky trocam elogios no funeral do papa apareceu primeiro em Revista Oeste.