Nunes Marques suspende cassação do prefeito de Barueri (SP)

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que cassou os mandatos do prefeito de Barueri (SP), Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita, Dra. Cláudia (PSB). 

Na segunda-feira 28, a Justiça Eleitoral exigiu que ambos deixassem os cargos imediatamente.

Piteri e Cláudia foram acusados de uso indevido das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2024. Isso poderia configurar abuso de poder econômico e uso inadequado dos meios de comunicação. 

O que diz Nunes Marques

O ministro Nunes Marques justificou que a decisão do TRE-SP parecia não estar alinhada com precedentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com o magistrado, a cassação de diplomas de candidatos eleitos em eleições municipais deve aguardar o esgotamento das instâncias ordinárias.

O prefeito de Barueri (SP), Beto Piteri (Republicanos), e a vice-prefeita, Dra. Cláudia | Foto: Reprodução/Redes sociais
O prefeito de Barueri (SP), Beto Piteri (Republicanos), e a vice-prefeita, Dra. Cláudia | Foto: Reprodução/Redes sociais

Com a suspensão, o caso ainda será analisado pelo plenário do TSE. A defesa dos políticos argumentou que a decisão do ministro reconheceu a “prematuridade” da determinação do TRE-SP.

O advogado Rafael Carneiro, representante dos políticos, destacou que a decisão de Nunes Marques garante a “manutenção dos gestores no cargo, preservando-se a normalidade administrativa no município e o resultado da soberania popular”.

O post Nunes Marques suspende cassação do prefeito de Barueri (SP) apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.