A construção da The Line, um experimento urbanístico da Arábia Saudita, gera intensos debates em escala global desde seu anúncio, em 2021. O projeto propõe uma reformulação radical do conceito de cidade com um arranha-céu espelhado com 170 km de comprimento e 500 metros de altura que atravessa o deserto de Tabuk.
Parte da gigacidade Neom, a The Line visa concentrar a vida urbana em um corredor vertical estreito, eliminando carros, ruas e a expansão horizontal. Em substituição, promete um sistema de transporte público alimentado por inteligência artificial e energia renovável.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Segundo os idealizadores, todas as necessidades básicas estarão a até cinco minutos de caminhada, com a natureza incorporada ao ambiente urbano e acessível a todos.
Nos últimos anos, o projeto sofreu ajustes diante dos avanços da construção e de preocupações financeiras. No entanto, apesar de dúvidas remanescentes sobre a viabilidade e a escala grandiosa do empreendimento, seus idealizadores afirmam que as obras seguem normalmente.
As etapas iniciais, como terraplenagem e cravação de estacas, começaram no final de 2022. Até março de 2023, mais de 4,5 mil estacas haviam sido instaladas, formando a base estrutural dos primeiros módulos.
The “Line” city in Saudi Arabia – April Update pic.twitter.com/A6yl9DjmKF
— MenaLive (@MenaLive_) April 26, 2025
Relatórios de 2023 apontavam que milhões de metros cúbicos de terra e água estavam sendo movimentados semanalmente. A estratégia da obra envolve a construção da cidade em segmentos modulares de 800 metros para otimizar o processo.
No final de 2024, autoridades sauditas anunciaram que os primeiros 5 km da The Line deverão ser concluídos até 2030, com a finalização total prevista para 2045.
Diversas empresas internacionais renomadas de design e engenharia atuam no projeto. A Delugan Meissl Associated Architects lidera o design urbano e o planejamento geral, enquanto a Gensler cuida do planejamento urbano e da coordenação. A Mott MacDonald foi contratada para supervisionar a infraestrutura, com foco em sustentabilidade, eficiência e sistemas integrados.

Cidade linear deve compor a Copa do Mundo na Arábia Saudita
Imagens de satélite mostram o avanço inicial na construção do Hidden Marina — o porto futurista de Neom. O complexo vai contar com moradias para 200 mil pessoas, além de áreas comerciais, de lazer e educação ao longo da orla. A previsão é de que ele se estenda por 350 mil m².
Adicionalmente, espera-se que a The Line também tenha papel de destaque na Copa do Mundo Fifa de 2034, sediada na Arábia Saudita. Com um campo de futebol localizado a mais de 350 m acima do solo e integrado ao teto da cidade linear, o Estádio Neom funcionará inteiramente com energia renovável de fontes eólica e solar.
O Estádio Neom está previsto para ficar ao lado do Distrito de Saúde e Bem-Estar e da Universidade, de modo a ancorar um novo bairro esportivo. A construção começa em 2027, com previsão de se tornar a sede do time de futebol local depois do torneio.
O post Megacidade futurista da Arábia Saudita está em construção apareceu primeiro em Revista Oeste.